Rádio Mix completa seis anos em Juiz de Fora com crescimento de audiência e conexão com o público

radio mix

radio mix
(Foto: Leonardo Costa)

A Rádio Mix completa, nesta quarta-feira (11), seis anos de operação em Juiz de Fora. A emissora é fruto de uma parceria com o Grupo Solar de Comunicação e integra uma rede presente em mais de 800 cidades do país.

Com programação voltada ao público a partir dos 30 anos, a rádio aposta na diversidade musical e em atrações consagradas, como o “Controversia”, do DJ Alok, e o tradicional “Summer Mix”, apresentado por DJ André, inspirado no estilo do “Summer Eletrohits”.

Inaugurada em 2019, a filial de Juiz de Fora é a quarta em Minas Gerais, ao lado das emissoras de Belo Horizonte, Uberlândia e Sul de Minas. Para a operações comerciais da rádio na cidade, Suellem Roberta Horacio Franklin, a escolha pela filiação à Mix foi estratégica. “Somos uma rádio local, sem ser local. A programação é pensada para que todos consigam se identificar. Temos um padrão e uma adequação muito forte”, afirma.

Suellem destaca como diferencial o alcance da emissora e sua presença em grandes eventos. “Somos uma rádio nacional, presente em muitos festivais, como Rock in Rio, Lollapalooza e The Town. Realizamos promoções, levamos ouvintes para esses eventos e oferecemos brindes diferenciados, por meio de grandes parcerias.”

Além da presença em festivais nacionais, a própria Rede Mix promove eventos proprietários ao longo do ano. Um dos destaques é o Arena de Verão, realizado nos meses de janeiro e fevereiro no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, com espaços dedicados à prática de esportes e ativações de marca. Outro evento de grande visibilidade é o Bloco da Latinha, que integra a programação do carnaval paulistano e, em sua última edição, reuniu mais de 1 milhão de pessoas.

Já o Avião da Mix é considerado uma das ações mais importantes da emissora: trata-se de uma promoção nacional que leva ouvintes com tudo pago para uma viagem a Orlando, nos Estados Unidos, prevista para setembro e outubro deste ano.

Ela também enfatiza a identidade sonora da Mix FM. “Você pode estar passando pelo Centro da cidade e, mesmo sem ouvir o slogan, vai saber que é a Mix. Esse é o atrativo: não sermos iguais às outras rádios.”

Segundo ela ainda, o foco da rádio está sempre no ouvinte. “A gente não faz rádio para a gente, faz para o ouvinte. Por isso, os prêmios que sorteamos são diferentes, assim como a forma de participação no ar.”

Um exemplo de programa que reforça essa conexão com o público é o Pede no Zap, que permite aos ouvintes de todo o país solicitarem músicas por meio do WhatsApp. A atração é transmitida simultaneamente nos 19 estados onde a rede está presente, além do Distrito Federal, e reúne pedidos de diferentes regiões, promovendo uma programação diversa e participativa.

Crescimento digital e presença multiplataforma

A Rádio Mix se destaca como uma das estações mais ouvidas do país. Com mais de 2,5 milhões de ouvintes mensais, apenas o perfil central no Instagram soma mais de 1 milhão de seguidores. A emissora também está presente em outras plataformas, como site e aplicativo.

Entre abril e maio, a Mix em Juiz de Fora registrou um aumento de 51% no número de ouvintes locais via plataformas digitais, como o aplicativo e o site da emissora. Para Suellem, o crescimento é resultado direto da adaptação do rádio às novas mídias. “Hoje em dia, rádio não é só aquele som de fundo. Também estamos no Instagram, no YouTube, e essas plataformas fazem parte da comunicação. Mostramos ao ouvinte que, mesmo sem programação local, temos presença local.”

Ela destaca que as redes sociais aproximaram o público da emissora. “Antes, ao ouvir o rádio, as pessoas se perguntavam quem era o locutor. Hoje, com as redes sociais, conseguimos mostrar o rosto por trás da voz, e isso aproxima o ouvinte, que se sente parte da história.”

Além disso, os anunciantes também ganham novas possibilidades de divulgação. “É possível aparecer em Reels, no YouTube, durante a programação ao vivo. São alternativas que ampliam o alcance e a conexão com o público.”

Importância estratégica 

Suzana Neves, diretora-presidente do Grupo Solar de Comunicação, avalia a relevância da emissora para o conjunto de veículos do grupo. “A rádio tem um papel fundamental por ser um meio de comunicação de massa com audiência rotativa. Isso permite atingir públicos diversos ao longo do dia e complementa a atuação do jornal.”

Segundo Suzana, a Mix contribui para a estratégia integrada da Rede Tribuna. “Vendemos a audiência do grupo como um todo, somando nossas plataformas. A Mix tem um peso importante por ser consolidada em grandes cidades, participar de eventos nacionais e ter produção artística qualificada.”

Apesar de não contar com programação local, a rádio insere conteúdos pontuais sobre Juiz de Fora durante a transmissão. “São duas marcas fortes que, juntas, ampliam o alcance. E é importante mantermos nosso posicionamento em um dial tão tradicional quanto o 88,9 FM, que tem mais de 30 anos”, completa.

Antes da Mix, a frequência 88,9 era ocupada pela Solar FM, voltada à programação local e popular, que chegou a liderar a audiência na cidade. Hoje, a Mix mantém o sucesso na mesma sintonia, apostando em diversão e qualidade para seus ouvintes.

  • LEIA MAIS sobre Cultura aqui

*Estagiária sob supervisão da editora Cecília Itaborahy

O post Rádio Mix completa seis anos em Juiz de Fora com crescimento de audiência e conexão com o público apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.