
Nos últimos 12 meses a Pop Mart, fabricante de brinquedos chinesa, se tornou a empresa do nicho mais valiosa do mundo graças ao Labubu, um sucesso comercial entre jovens e fashionistas.
De acordo com o Pipeline, a ação acumula uma alta de 535% em um ano na Bolsa de Hong Kong. A empresa está avaliada em US$ 42 bilhões, valor que já é quase três vezes a soma das norte-americanas Mattel e Hasbro (US$ 9 bilhões e US$ 6 bilhões, respectivamente).
O personagem da linha “The Monsters” é responsável por 25% das vendas da empresa no ano de 2024, montante de US$ 420 milhões, quase o dobro do ano anterior. O fundador da Pop Mart, Wang Ning, de 38 anos, tem fortuna avaliada em US$ 18,7 bilhões.
A Pop Mart começou em 2010 com a venda de designs autorais em vending machines espalhadas pela China. A empresa apostou, e deu certo, nas blind boxes (quando o consumidor descobre o que está comprando no momento em que abre a caixa), e nas parcerias com artistas independentes.
O que é Labubu
Labubu é um elfo peludo e de dentes afiados criado em 2015 pelo designer e ilustrador Kasing Lung, de Hong Kong. Originalmente, o “bichinho” era personagem de livros infantis inspirados no folclore nórdico.
Em 2019 o Labubu foi transformado em uma linha completa, chamada “The Monsters”. Seis anos depois o Labubu se tornou uma das maiores febres no mundo digital após celebridades como Rihanna, Dua Lipa e Lisa postarem fotos com os seus mascotes. Na rede social TikTok a hashtag “Labubu” já acumula mais de 20 bilhões de visualizações.
O brinquedo conquistou o coração de colecionadores interessados em conteúdo “ugly-cute” (feio-fofo em português), fãs de cultura pop asiática e pessoas que gostam de seguir tendências.
Um exemplar original pode custar de R$ 100 a mais de R$ 2 mil (em casos de versões raras). As falsificações, “Lafufus”, podem ser encontradas em diversos marketplaces a partir de R$ 10.
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