SMTT já tem planejamento para o “País do Forró” não passar vergonha?

                               Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
    “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

Estão começando os festejos juninos no “País do Forró” e, este ano, em Aracaju, a Prefeitura ampliou os festejos juninos, com grandes atrações em alguns bairros, como no conjunto Augusto Franco, no Bairro Farolândia, no Bugio, 17 de Março, América e Lamarão. Além é lógico da força do Forró Caju na praça Hilton Lopes no mercado central. Por outro lado a Vila do Forró do governo estadual terá também 30 dias com shows com altas atrações.

E a logística para chegar nestes locais? A SMTT está se preparando com planejamento técnico de verdade? A pergunta é porque no ano passado por vários dias no início da noite o trânsito travou em direção a orla, depois do farol da Unit, pela Beira Mar, a demora é grande, pela Coroa do Meio também. Agora com atrações grandes no Augusto Franco, por exemplo, será um novo gargalho se, é lógico, a SMTT, não se planejar.

O blog foi informado por dois servidores da SMTT que o superintendente não gostou do texto questionando quando o órgão terá no comando um técnico de verdade versado em engenharia de trânsito? Aliás, após este artigo vários sites lembraram que Nelson Felipe, na gestão João Alves, anunciou faixas exclusivas, o famoso BRT, e os sinais inteligentes que ficaram apenas no papel. O MP chegou a abrir um processo por improbidade.

Um exemplo claro de falta de gestão: um simples contorno

Na semana passada com as fortes chuvas que alagaram muitas avenidas a SMTT colocou agentes de trânsito na Avenida Pedro Valadares, quase em frente a Igreja Quadrangular no Bairro Jardins. Este local, nos primeiros anos da gestão edvaldiana sempre tinha agentes porque no horário  de pico, tem várias escolas na região e o retorno fica congestionado demais. Pois bem, Edvaldo nos últimos dois anos abandonou o retorno e, diversos motoristas sempre pedem o retorno dos agentes no horário de pico e nada. Dois agentes diariamente de segunda a sexta no horário de pico, principalmente pela manhã, faria muita diferença, mas é muito para o órgão arrecadador.

Via única na Beira Mar

Aliás, a sugestão do blog de colocar via única da Avenida Beira Mar – por conta do caos provocado pela obra do complexo viário senadora Maria do Carmo – para o centro foi rejeitada pela SMTT dizendo que não tem agentes suficientes (contingente operacional disponível é insuficiente diante das crescentes demandas estratégicas, foi a explicação na nota).

Arrepare eterno Osmário, se não tem condições de realizar uma simples mão única – como é feito em vários capitais do país –  em todas as vias no horário de pico (6h às 8h) o que faz a SMTT? Não é caso de fechar, mas de trocar sim… Ou a atual gestão vai repetir o desastre que foi o trânsito na gestão João Alves. Prefeita Emília não é vergonha copiar ou continuar o que deu certo, mas repetir o que foi um desastre….

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Perguntar não ofende. Será que neste encontro foi definida a data da leitura do requerimento da CPI que objetiva esclarecer o destino dos valores arrecadados com as multas de trânsito da gestão Edvaldo Nogueira ?

Governança Em entrevista na capital sergipana na última sexta-feira 23, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, atribuiu os resultados positivos da segurança pública de Sergipe à eficiência da gestão estadual. “O governador Mitidieri tem feito uma gestão competente. Sergipe não tem a criminalidade que os outros estados do Nordeste têm porque tem governança, tem comando e tem uma polícia atuante”, afirmou o chefe do Executivo de Goiás, estado que tem se destacado nos últimos anos no Brasil pela redução nos índices de criminalidade.

 Abertura oficial da Semana do MEI 2025 acontece hoje,26, em Aracaju O Sebrae Sergipe promove hoje, 26, a abertura oficial da Semana do MEI 2025 em Sergipe. A solenidade acontece às 08h, na Praça General Valadão, no centro de Aracaju. A Semana do MEI acontece de 26 a 30 de maio, com uma programação gratuita voltada para quem já é Microempreendedor Individual ou deseja abrir o próprio negócio. Serão palestras, oficinas, orientações técnicas e diversos serviços em Aracaju e nas regionais de Itabaiana, Estância, Lagarto, Nossa Senhora da Glória e Propriá. A iniciativa é promovida pelo Sebrae Sergipe, com o apoio das Salas do Empreendedor. A programação completa pode ser consultada no portal: https://se.agenciasebrae.com.br/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aracaju sedia evento nacional sobre coworkings e inovação nos dias 5, 6 e 7 de junho A capital sergipana será o centro das atenções no universo dos espaços de trabalho compartilhados. Entre os dias 5 e 7 de junho, Aracaju recebe o ANCEV ON THE ROAD ARACAJU, o evento promovido pela ANCEV – Associação Nacional de Coworkings e Escritórios Virtuais, com foco em inovação, conexões e desenvolvimento do setor.

Visitas técnicas e coworkings O evento será realizado no TIC – Tiradentes Innovation Center, um espaço dedicado à tecnologia, criatividade e empreendedorismo. A programação inclui visitas técnicas a coworkings locais, palestras com especialistas de renome e o Ideathon – uma maratona colaborativa para discutir desafios e apresentar soluções para o setor de coworkings e escritórios virtuais.

Programação e como se inscrever O encerramento será marcado por um passeio de catamarã pelo estuário do rio Vaza-Barris, proporcionando aos participantes uma experiência única de lazer e networking em um dos pontos turísticos mais encantadores da cidade. O ANCEV ON THE ROAD ARACAJU é voltado para empreendedores, gestores de coworkings, investidores, profissionais da área de inovação e tecnologia, bem como todos que desejam conhecer mais sobre um segmento em plena expansão no Brasil e no mundo. As inscrições estão disponíveis pela plataforma Sympla ou pelas redes sociais da ANCEV.

 

 

 

 

 

 

 

Com shows de Bell Marques e Natanzinho Lima, Pega do Mastro reúne 50 mil pessoas e abre oficialmente festejos juninos em Lagarto Embalados pelo som do triângulo, da zabumba e acompanhados por expressões tradicionais da cultura popular, os lagartenses tomaram as ruas No domingo, 25, para celebrar a Pega do Mastro. Reconhecida como Patrimônio Histórico Cultural de Natureza Imaterial, a festa centenária abriu, oficialmente, o calendário junino do município, atraindo, este ano, cerca de 50 mil pessoas para o maior cortejo já realizado. Além dos grupos folclóricos, o festejo foi comandado pelos cantores Bell Marques e Natanzinho Lima que agitaram o público. O prefeito Sérgio Reis, que acompanhou a Pega do Mastro ao lado da população, destacou a relevância do evento para a cidade.

 História sendo valorizada e revivida “Foi emocionante ver nossa história sendo valorizada e revivida com tanta alegria. A Pega do Mastro é um símbolo da nossa identidade cultural e a nossa gestão se comprometeu em mantê-la viva, realizando hoje essa edição grandiosa, com organização, apoio e, principalmente, com o envolvimento dos lagartenses e visitantes. Como filho da terra, brincante e prefeito, tenho orgulho de contribuir com a valorização de um evento que é tão nosso. Sem dúvida, a Pega do Mastro 2025 já entrou para a história”, afirmou o prefeito.

 Renda extra O gestor também ressaltou a movimentação que a festa garantiu à cidade, aumentando  a lucratividade dos comerciantes locais. “Quando investimos em festa, estamos investindo na cidade e a prova disso é a felicidade dos nossos conterrâneos, empreendedores, ambulantes vendendo seus produtos e garantindo uma renda extra. Ou seja, é diversão, alegria, mas é, também, geração de emprego e renda”, salientou.

Ponto de partida Da mesma forma, o secretário municipal de Turismo e presidente da Comissão Permanente de Eventos de Lagarto, Wédson Andrade, destacou a movimentação que o evento proporcionou à cidade, impulsionando-a como destino turístico. “A Pega do Mastro foi o ponto de partida dos festejos juninos, colocando Lagarto no roteiro das grandes manifestações culturais do Nordeste. É uma celebração que movimenta a economia, atrai visitantes e exalta nossas belezas naturais e históricas”, reforçou o secretário.

 A festa A programação teve início no sábado, 24, com o retorno do tradicional Forró do Mastro, após uma lacuna de seis anos. Realizado na praça Felino Fontes, o evento foi marcado pela apresentação dos forrozeiros Juvenal do Forró e Galeguinho Jovem Brasa, em um tributo ao autêntico forró pé-de-serra, preservando uma tradição idealizada por José Amilton de Andrade Prata, em 1997.

 A festa II A festa principal aconteceu no domingo, tendo início com um café da manhã, seguido do corte do mastro e cortejo, que reuniu grupos tradicionais como Capitão Galdino e Bola Preta, criados pelos idealizadores da festa, Mário Cego e Santinho Machado. Logo depois, uma multidão acompanhou o trio elétrico comandado pelo cantor Bell Marques, que agitou a todos. “É uma alegria grande voltar a Lagarto. Eu toquei na cidade pela primeira vez quando o avô do atual prefeito, o senhor Arthur Sérgio, comandava a Prefeitura, então tem toda uma história, uma conexão com essa terra. Agora, tenho a felicidade de retornar na gestão do seu neto e ver essa festa tão bonita, organizada e com o povo vibrando. Que venham muitos anos da Pega do Mastro”, disse o cantor.

A festa III A festa prosseguiu com o esperado show do cantor Natanzinho Lima, que entusiasmou o público com seu repertório repleto de sucessos. O cantor também expressou satisfação por participar do festejo. “Muito feliz em voltar a essa terra que eu amo demais e que é reconhecida como a capital da vaquejada. Já tinha tido a oportunidade de tocar no povoado Colônia 13 e hoje tive imensa satisfação em fazer parte desta festa linda. Foi incrível cantar para esse povo”, afirmou.

 

 

 

 

 

 

 

 

Projeto do CONBASF mobiliza o município de Telha em ação de preservação do Rio São Francisco O município de Telha foi palco, na sexta-feira, 23, da primeira edição do projeto “Dia do Chico”, promovido pelo Consórcio de Saneamento Básico do Baixo São Francisco Sergipano (CONBASF). A ação marcou o início de uma agenda voltada à recuperação ambiental do Rio São Francisco e à conscientização da população ribeirinha sobre a importância da preservação do maior curso d’água de Sergipe.

Programação Com uma programação que uniu educação ambiental e ações práticas, o evento contou com a soltura de mais de 20 mil alevinos, plantio de mudas nativas, coleta de resíduos sólidos, coleta de óleo de cozinha usado e monitoramento da qualidade da água. As atividades foram realizadas em parceria com a CODEVASF, o projeto CAT’Oleo e a Orizon.

Impactos “O projeto é uma resposta concreta aos impactos ambientais que ameaçam o Velho Chico. Esta edição em Telha serve como modelo para futuras ações nos demais municípios consorciados”, destacou o superintendente do CONBASF, Alberto Júnior. O evento também teve forte caráter educativo, envolvendo alunos da rede pública e comerciantes locais em ações de sensibilização sobre o uso responsável dos recursos naturais e o descarte correto de resíduos.

Expansão do projeto Para o presidente do CONBASF e prefeito de Telha, Lucas Freire, a mobilização representa um compromisso coletivo com o futuro do rio.“O Dia do Chico nasce como símbolo de cuidado e cooperação. Preservar o São Francisco exige tempo, parceria e participação ativa da sociedade. Telha deu um exemplo que queremos ver replicado em todo o Baixo São Francisco.” A expectativa do CONBASF é expandir o projeto para outros municípios consorciados, consolidando o Dia do Chico como uma estratégia contínua de preservação do rio e de educação ambiental regional.

Cirurgias bariátricas Em dois meses de lançamento da fase 2 do programa Opera Sergipe, o governo estadual beneficiou 57 pacientes com cirurgias bariátricas, restabelecendo a saúde e melhorando a qualidade de vida dos pacientes que sofrem com o excesso de peso. Os pacientes bariátricos são submetidos a diversos exames complementares e ao acompanhamento multidisciplinar, e as cirurgias são realizadas nos hospitais Cirurgia, Santa Isabel e do Coração da Rede Primavera.

 Cirurgias bariátricas II Após a cirurgia, os pacientes retornam ao ambulatório, que faz parte de uma linha de cuidado contínuo por um período de um ano. Durante o primeiro ano pós-cirúrgico, eles recebem atendimento regular para monitorar a perda de peso e a adaptação às novas práticas alimentares. Para o paciente ter acesso ao programa de cirurgias eletivas de média e alta complexidade, deve fazer o cadastro em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou em um dos hospitais credenciados.

SINDMUSE convoca ato para terça na Câmara de Vereadores de Aracaju Para denunciar a redução de artistas sergipanos na programação do Forró Caju 2025, o Sindicato dos Músicos Profissionais de Sergipe (SINDMUSE), filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT-SE), vai realizar uma manifestação na porta da Câmara de Vereadores de Aracaju, na próxima terça-feira, dia 27 de maio, a partir das 7h da manhã. Tonico Saraiva, presidente do SINDMUSE, passou a semana denunciando na mídia sergipana que houve uma redução de mais de 50% de artistas sergipanos na programação do Forró Caju.

Números “Estamos indignados e insatisfeitos com a programação do Forró Caju 2025. Este é um evento que costuma contratar cerca de 280 artistas sergipanos e neste ano apenas 130 artistas sergipanos foram contratados. A programação deixou de fora artistas sergipanos de renome como Antônio Rogério, Chico Queiroga e vários outros. Sobre a contratação de músicos de Sergipe no Forró Caju, a prefeita está fazendo propaganda enganosa. E propaganda não enche barriga”, declarou Tonico Saraiva. O presidente do SINDMUSE convida todos os músicos de Sergipe insatisfeitos com a programação a se somarem neste protesto que será na terça-feira, 27/5, às 7h da manhã, para cobrar uma atitude dos vereadores e vereadoras de Aracaju em defesa dos artistas sergipanos.

Negociação Os contribuintes com débitos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) têm agora até o dia 31 de agosto para regularizá-los com mais facilidade. Lembrando que todos aqueles que possuem valores renegociados junto à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) em até 12 vezes podem migrar para o novo formato de parcelamento e pagá-los em até 60 parcelas. O pedido deverá ser feito por meio do e-mail [email protected].

Negociação II “A ideia é facilitar a vida do contribuinte, permitindo que ele troque uma dívida negociada em condições menos favoráveis por outra com prazo mais alongado de pagamento. Isso ajuda a melhorar o fluxo de caixa das empresas e permite que elas cumpram suas obrigações tributárias”, explicou a gerente de Crédito da Sefaz, Rosa Amélia Gomes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lideranças do Rotary vão se reunir em Aracaju

Cerca de 800 líderes rotarianos estarão reunidos em Aracaju, no Centro de Convenções AM Malls, na avenida Tancredo Neves, no período de 29 de maio a primeiro de junho deste ano de 2025, durante a realização da Sexta Conferência Distrital – A MAGIA DO ROTARY. As lideranças integram os 100 clubes de Rotary que funcionam no território do Distrito 4391 do Rotary International, que compreende os estados da Alagoas, Bahia e Sergipe. Durante o encontro discutirão o trabalho realizado neste ano rotário 2024-2025, principalmente os importantes projetos humanitários que executam.

Trabalhos O Rotary tem sido responsável por importantes iniciativas. O Distrito 4391 está integrado a trabalhos como os de combate a Poliomielite, realizado com doações financeiras feitas pelos próprios rotarianos à Fundação Rotária e ações de divulgação e mobilização da população. Também tem sido intenso o trabalho de combate a Hepatite.

Mãos Solidárias Durante este ano, o Distrito 4391 foi o que mais distribuiu em todo o Brasil as próteses mecânicas da campanha Mãos Solidárias, beneficiando 45 amputados ou pessoas que por problemas genéticos nasceram sem uma ou as duas mãos. A mão mecânica doada pelos rotarianas à população necessitada permite que as pessoas recuperem o movimento dos dedos.

Mãos Solidárias II Assim elas podem voltar a praticar atos da vida cotidiana que são impossíveis àqueles que não possuem uma ou as duas mãos. Práticas como as de assinar documentos, segurar objetos, pentear os cabelos, escovar os dentes, tomar um copo com água, segurar um corrimão para subir ou descer uma escada e muitas outras atividades que as mãos possibilitam. As próteses são doadas gratuitamente para as pessoas que delas precisam.

Doação de equipamentos Além disto, o Rotary tem sido doador de equipamentos como o PediatSuite, essencial para a reabilitação de pessoas que possuem problemas motores ou neurológicos ou portadores de Síndrome de Down e outras limitações físicas que comprometem a postura cervical, o equilíbrio da cabeça sobre o pescoço ou o ritmo de marcha para que participem da vida cotidiana.

Doação de equipamentos II Com equipamentos como este que os clubes de Rotary doam através de subsídios que recebem da Fundação Rotária, já foram beneficiadas entidades como a APAE de Aracaju, a Sociedade Pestalozzi de Arapiraca e as APAES de Jacobina e Jequié. Os equipamentos possibilitam o tratamento gratuito de pessoas que não possuem renda suficiente para custeá-lo em clínicas particulares.

Outras iniciativas Sem contar como outras importantes iniciativas, a exemplo dos bancos de cadeiras de rodas e aparelhos ortopédicos mantidos pelos clubes de Rotary, os lares de idosos como o Padre Leon Gregório, de Nossa Senhora da Glória, mantido e gerenciado pelos rotarianos daquele município e projetos ambientais como a agrofloresta do Estado de Alagoas.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).


 

A temporada das cachoeiras chegou!
No dia 31 de maio, venha se encantar com as belezas da Serra de Itabaiana e suas cachoeiras deslumbrantes.
Prepare-se para uma aventura inesquecível, cheia de natureza, trilhas e muitas surpresas!
 Vagas limitadas — garanta já a sua!

PELO E-MAIL  [email protected] 

ESPECIAL

 

 

 

 

 

 

 

Academia Gloriense de Letras realiza o VIII Encontro de Jovens Escritores do Alto Sertão Sergipano

Na manhã do último sábado, 24 de maio, a Câmara Municipal de Nossa Senhora da Glória foi palco do VIII Encontro de Jovens Escritores do Alto Sertão Sergipano (EJEASS).

Com o tema “O papel da biblioteca na formação do jovem leitor e escritor”, o evento reuniu estudantes, professores, escritores e representantes de diversas instituições que atuam na promoção da leitura e da literatura na região.

O evento organizado pela Academia Gloriense de Letras (AGL) contou com duas mesas-redondas. Na primeira, intitulada “O jovem leitor e sua relação com a biblioteca”, estudante do Centro de Excelência 28 de Janeiro e membro do Movimento Estudantil de Literatura, Cultura e Artes (MELCA) relataram vivências marcadas pelo acesso ao livro e ao espaço bibliotecário. A mediação foi feita por Juciene Maria, diretora da Biblioteca Pública Estadual Epifânio Dórea.

A segunda mesa, “O jovem escritor e sua relação com a biblioteca”, reuniu os jovens escritores Marcos Vinícius (MELCA) e Victor Emanuel (Clube de Leitura Antônio Carlos Viana), com mediação da professora Edilma Rainha, presidente da Academia de Letras Areia-branquense (ALAB).

Um dos destaques do encontro foi a participação dos estudantes que frequentam a Biblioteca Escolar Vinicius Barros, do Centro de Excelência 28 de Janeiro, localizado em Monte Alegre de Sergipe.

Jovens leitores e escritores compartilharam experiências e reflexões sobre o impacto das bibliotecas em sua formação intelectual e criativa.

Também marcaram presença membros da AGL e do Movimento Cultural Via Láctea (MVL), reafirmando o compromisso das instituições locais com a formação de novas gerações de leitores e escritores no sertão sergipano.

O evento foi um espaço de celebração da juventude literária e de fortalecimento das bibliotecas como instrumentos de democratização do conhecimento, resistência cultural e valorização da palavra escrita.

Viva a leitura!

 Carlos Alexandre N. Aragão

Vice-Presidente da AGL

 Siga Cláudio Nunes no Instagram

https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/

Siga Cláudio Nunes no Twitter

https://x.com/BlogClaudioNun

Siga Cláudio nunes no Blueskay

https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social

  

Frase do Dia

“Não pode acontecer coisa mais gloriosa a um cristão do que padecer por amor de Cristo.” São Filipe Néri.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na tarde do domingo, 25 de maio, Leão XIV realizou um dos gestos mais característicos no início de pontificado de um Papa: a tomada de posse da Cátedra do Bispo de Roma na Basílica de São João de Latrão. Aqui: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2025-05/papa-leao-xiv-tomada-posse-sao-joao-latrao.html

 

 

 

O post SMTT já tem planejamento para o “País do Forró” não passar vergonha? apareceu primeiro em O que é notícia em Sergipe.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.