
A Apple pode até ter perdido as suas batalhas na União Europeia e nos Estados Unidos envolvendo as regras da App Store, mas ela se certificou de que iria cair atirando. Como notado por usuários internet afora, a empresa começou a exibir um alerta bastante intimidador nas páginas de apps que optaram por utilizar sistemas de pagamento alternativos, o que talvez acabe espantando algumas pessoas.
O alerta em questão, como é possível notar na publicação abaixo, fica logo acima do ícone do app e traz o seguinte texto (traduzido do inglês):
Este aplicativo não suporta o sistema de pagamento privado e seguro da App Store. Ele utiliza compras externas.
Essa mensagem é acompanhada de um ícone, o qual, como notado por Michael Tsai, só costuma ser usado pela Maçã em alertas mais graves. A própria Apple, vale notar, recomenda que desenvolvedores usem essa iconografia de forma regrada justamente para evitar que seu significado seja banalizado — ou seja, a ideia da Apple é mesmo chamar a atenção dos usuários de sua loja.
O alerta também conta com um link que leva o usuário para uma página de suporte que explica as limitações enfrentadas por apps que optam pelos seus próprios sistemas de pagamento, como a indisponibilidade dos recursos Compartilhamento Familiar (Family Sharing) e Pedir para comprar (Ask to Buy).
A empresa também deixa claro que, ao ser redirecionado para um sistema de pagamentos alternativo, o usuário talvez tenha que fornecer dados pessoais para terceiros, o que significa que ele não poderá contar com a proteção do “sistema de pagamento privado e seguro da App Store”.
Eis como o alerta se parece na web:

Indisponível no Brasil e nos Estados Unidos, o Instacar — app usado como exemplo na imagem acima — é mantido por desenvolvedores da Hungria, que faz parte do território da UE. O bloco político-econômico europeu, vale lembrar, já bateu cabeça com a empresa por conta de práticas parecidas envolvendo navegadores, o que abre a possibilidade de novas sanções caso esse alerta chegue aos ouvidos dos reguladores locais (e provavelmente vai).
O próprio texto da Lei dos Mercados Digitais (Digital Markets Act, ou DMA), vale notar, proíbe que empresas donas de plataformas como a App Store usem as chamadas “scare screens” (algo como “telas assustadoras”) para intimidar usuários e penalizar desenvolvedores — detalhe que foi levantado por várias pessoas na internet desde que esse alerta começou a dar as caras.
E aí, quanto tempo vocês acham que vai levar até a Apple ser notificada por algum órgão regulador?