
A Warner Bros. Discovery (WBD) decidiu voltar atrás em sua decisão de renomear a sua plataforma de séries e filmes de HBO Max para apenas Max e, depois de dois anos, o streaming retornará ao seu antigo nome.
A mudança foi anunciada na apresentação da companhia no Upfront e comunicada à imprensa em suas redes sociais. A troca oficial do nome ocorrerá no inverno deste ano. No Brasil, o streaming mudou de HBO Max para Max há cerca de um ano e três meses, em fevereiro de 2024.
Quando a troca de nomes para Max foi anunciada, em abril de 2023, o streaming foi reformulado, com nova interface e recursos reposicionados para refletir novas ideias, como de ser “o serviço máximo”.
A mudança também eliminava confusão em relação aos conteúdos, já que o antigo nome — e agora novo, de novo — HBO Max não incluía apenas produções da HBO, mas sim de todas as produtoras de conteúdo da DC, Discovery Channel, Cartoon Network, Adult Swim, H&H e outras. Os conteúdos, inclusive, contam com diversos títulos voltados ao público infantil, o que justificava mais uma vez a troca de nome para Max, já que grande parte do público associa a marca HBO a conteúdos adultos.
O nome Max, contudo, pode ter soado genérico demais, e recebeu diversas críticas de usuários e espectadores, o que fez com que a WBD reavaliasse a sua decisão. Segundo a empresa em comunicado à imprensa, o nome HBO Max retorna para “impulsionar ainda mais o serviço e ampliar a exclusividade que os assinantes podem esperar dele”.
Com o rumo que estamos seguindo e o forte impulso que estamos desfrutando, acreditamos que o HBO Max representa muito melhor nossa proposta atual ao consumidor. E ele declara claramente nossa promessa implícita de entregar conteúdo reconhecido como único e, parafraseando o que sempre dissemos na HBO, que vale a pena pagar.
Provavelmente, a decisão foi tomada para voltar a dar mais foco à programação de qualidade da HBO, em vez de priorizar um grande volume de conteúdo diversificado — ainda mais depois de rumores de que a WBD havia removido horas de diversos títulos no início deste mês, indicando uma possível divisão do conteúdo da Warner e da Discovery.

É possível que as produções da Discovery, que foram parte da causa da mudança de nome para Max, não estejam gerando lucro e engajamento suficientes para o streaming, que agora não os vê mais como prioridade e deseja voltar a ter mais afinidade com o perfil da HBO.
De qualquer maneira, a decisão repentina de voltar atrás no nome do streaming gerou confusão e memes por parte dos usuários — e até da própria plataforma, nas redes sociais.
via TechCrunch, The Verge