Polícia resgata paraguaios em fábrica clandestina de cigarros no Brasil

De acordo com a PF, paraguaios trabalhavam em um galpão no bairro de Vigário Geral, no Rio de Janeiro.

Polícia Federal (PF), Polícia Civil (PCRJ) e Ministério Público Federal (MPF) deflagraram, na última segunda-feira (12), uma operação conjunta no Rio de Janeiro. O procedimento resultou no resgate de 22 trabalhadores paraguaios.

Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!

Leia também:
Paraguai investiga quadrilha que explora o tráfico de pessoas na fronteira

A ação, que teve como alvo atividades ilícitas financiadas por um conhecido contraventor, resultou na descoberta de uma fábrica clandestina de cigarros.

Cinco homens receberam voz de prisão, sob suspeita de atuarem como gerentes e supervisores da estrutura, que produzia supostos cigarros paraguaios. Conforme o esquema, criminosos falsificavam marcas do país vizinho para vendê-las no Rio de Janeiro.

De acordo com as investigações, o grupo recrutava mão de obra no Paraguai, entre trabalhadores especializados na produção de cigarros. Uma vez no Brasil, contudo, os estrangeiros sofriam ameaças e passavam a atuar em regime análogo à escravidão.

Os 22 paraguaios, que cruzaram a fronteira em diferentes datas ao longo de 2025, prestaram depoimento e tiveram seus dados registrados. Acionado, o Consulado do Paraguai no Rio de Janeiro está prestando apoio aos cidadãos do país para repatriação.

Em paralelo, todo o material encontrado no galpão, como máquinas e insumos para a fabricação dos cigarros, foi apreendido e entregue à Receita Federal.

A falsificação de cigarros paraguaios em fábricas clandestinas rende lucros substanciais para organizações criminosas do Sudeste do Brasil. Forças policiais descobriram, desde 2022, fábricas similares em estados como São Paulo e Minas Gerais.

Em abril deste ano, o Ministério Público do Paraguai abriu uma investigação, na cidade fronteiriça de Hernandarias, para apurar o crime de tráfico de pessoas.

Conforme as denúncias, cidadãos paraguaios estariam recebendo ofertas enganosas para trabalhar no Brasil, em supostas indústrias de confecções. Operários com experiência no setor tabacaleiro de Hernandarias estariam entre os mais procurados.

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!

O post Polícia resgata paraguaios em fábrica clandestina de cigarros no Brasil apareceu primeiro em Últimas Notícias de Foz do Iguaçu e Região – H2FOZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.