
O republicano Donald Trump, presidente dos EUA, afirmou nesta quinta-feira (8) que o Jerome Powell, chefe do Fed (Federal Reserve (Fed), “não está apaixonado por mim, senão ele estaria reduzindo juros”.
Trump ressaltou que, apesar de não ter havido uma redução na taxa de juros na reunião do Fed realizada nesta semana, “a economia americana vai bem”.
“Falar com Powell é como falar como uma parede”, acrescentou o presidente norte-americano, durante coletiva de imprensa na Casa Branca.
“Corte do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), corte da China, todo mundo está cortando, menos o Powell. Ele está sempre atrasado, por isso o chamo de ‘senhor Atrasado Demais’”, pontuou Trump, segundo o InfoMoney.
Na quarta-feira (7), o BC norte-americano decidiu manter a taxa de juros 4,25% a 4,50% ao ano diante de incertezas econômicas com a política tarifária de Trump.
Powell diz que críticas de Trump não afetam seu trabalho
Depois que o Fed (Federal Reserve) anunciou a decisão de manter a taxa de juros inalterada pela terceira vez, na faixa dos 4,25% a 4,5% ao ano, o presidente do autoridade monetária, Jerome Powell, reforçou que seu trabalho não é afetado pelos os pedidos de Donald Trump para que o banco central dos EUA reduza os juros.
“Sempre faremos a mesma coisa, que é usar nossas ferramentas para promover o máximo emprego e a estabilidade de preços em benefício do povo americano. Sempre vamos considerar apenas os dados econômicos, as perspectivas, o balanço de riscos — e só isso. É tudo o que vamos levar em conta”, disse Powell em coletiva de imprensa após a decisão.
“Portanto, isso realmente não afeta nem o nosso trabalho nem a forma como o realizamos”, completou o presidente do Fed.
Durante a coletiva, Powell também foi questionado sobre o porquê de ainda não ter se reunido com Trump desde o início do mandato do republicano, ao que o economista respondeu que isso não cabia a ele.
“Eu nunca pedi uma reunião com nenhum presidente e nunca pedirei […] Sempre foi o contrário. Eu não acho que cabe a um presidente do Fed buscar uma reunião com o presidente dos EUA”, afirmou Powell.
O post Trump volta a criticar Powell após manutenção dos juros apareceu primeiro em BPMoney.