
A OpenAI seguirá sob o controle de uma organização sem fins lucrativos, afirmou a companhia nesta segunda-feira (5). A startup está no centro do avanço da IA (inteligência artificial) generativa.
O anúncio surge meses após a empresa sinalizar que reformularia sua estrutura para a criação de uma corporação de benefício público, o que facilitaria a captação de recursos.
A organização sem fins lucrativos da OpenAI continuará supervisionando a companhia, afirmou o CEO Sam Altman em uma carta enviada aos funcionários. Ele acrescentou que a LLC (Sociedade de Responsabilidade Limitada, na sigla em inglês), que possui fins lucrativos, fará a transição para uma corporação de benefício público.
Anteriormente, era esperado que a empresa adotasse uma estrutura de governança com fins lucrativos, o que permitiria à OpenAI, que tem a Microsoft (MSFT34) como uma de suas principais apoiadoras, oferecer participação acionária para reter talentos e atrair novos investidores interessados em retornos financeiros.
“Tomamos a decisão de manter o controle da organização sem fins lucrativos após ouvir líderes civis e conversar com os gabinetes dos procuradores-gerais da Califórnia e de Delaware. Estamos ansiosos para avançar com os detalhes deste plano em conversas contínuas com eles, com a Microsoft e com nossos recém-nomeados comissários para organizações sem fins lucrativos”, afirmou a startup, de acordo com o InfoMoney.
OpenAI trabalha em plataforma de mídia social parecida com o X
A OpenAI, proprietária do ChatGPT, está desenvolvendo sua própria rede social, semelhante ao X (antigo Twitter), do bilionário Elon Musk. As informações foram divulgadas pelo The Verge nesta terça-feira (15), com base em fontes próximas ao assunto.
O projeto ainda está em fase inicial, mas já existe um protótipo interno focado na geração de imagens pelo ChatGPT, que inclui um feed social, segundo a reportagem. A OpenAI não comentou o assunto.
O presidente-executivo da empresa, Sam Altman, tem buscado opiniões externas sobre o projeto. De acordo com a Investing, ainda não está claro se a empresa pretende lançar a rede social como um aplicativo autônomo ou integrá-la ao ChatGPT.
O post OpenAI seguirá sob controle de organização sem fins lucrativos apareceu primeiro em BPMoney.