
Um dos recursos mais interessantes da Apple Intelligence são as Ferramentas de Escrita (Writing Tools), as quais permitem trabalhar na composição de textos por todo o sistema usando inteligência artificial — nada muito novo, mas excelente em termos de integração.
Mas tem uma empresa querendo impedir o uso desses recursos em seus apps. Trata-se da Meta, dona do Facebook, do Instagram e do WhatsApp. Como observado pelo Sorcererhat Tech, a companhia simplesmente desativou deliberadamente o recurso em seus softwares.
Posts relacionados
- Apple vai analisar dados de usuários no dispositivo para aprimorar sua IA
- Mesmo com adiamento, nova Siri poderá ser lançada ainda neste ano
- Como bloquear o acesso a recursos da Apple Intelligence [iPhone, iPad e Mac]
Isso significa que, ao tocar para visualizar as opções em qualquer campo de texto em um dos aplicativos supracitados, não há a opção “Ferramentas de Escrita” disponível — ao contrário do que acontece em plataformas como o X e em muitos outros aplicativos de terceiros.


Essa decisão pode uma tentativa da empresa de priorizar a Meta AI, integrada aos seus apps. Porém, o uso do chatbot para a mesma finalidade que as Ferramentas de Escrita requer passos adicionais, uma vez que ele não está integrado nativamente aos campos de texto, como o recurso da Maçã.
Embora plataformas como o WhatsApp e o Instagram eventualmente adotem ou testem recursos lançado pela Apple no iOS, o contrário também costuma ocorrer. Recentemente, por exemplo, o Instagram acabou com a possibilidade de usar Memojis e stickers do teclado do iOS em Stories.
O cenário referente às Ferramentas de Escrita poderia ser diferente com uma eventual parceria para integrar o modelo Llama da Meta à Apple Intelligence — o que teria até sido cogitado pela Maçã, mas a empresa teria desistido por discordar dos termos de privacidade da concorrente.
Torçamos para que isso mude, um dia.