
Em entrevista ao podcast Boz to the Future, James Cameron (‘Titanic’) revelou que passou a enxergar o impacto do uso de Inteligência Artificial no cinema de forma diferente, explicando que tecnologia pode beneficiar o fluxo de trabalho.
O cineasta expressou seu desejo em integrar a IA no desenvolvimento de efeitos visuais, o que ajudaria na eficiência e no custo de produção – sem a necessidade de fazer cortes na equipe de VFX.
“Eu queria entender melhor como funciona a IA. Qual é o seu objetivo? Como é o seu ciclo de desenvolvimento? Quantos recursos você precisa disponibilizar para que [a Inteligência Artificial] possa criar um novo modelo. Meu objetivo é integrar a IA no desenvolvimento dos efeitos visuais. Se quisermos continuar assistindo estes filmes que sempre amamos e que eu amo fazer e assistir – ‘Duna’, ‘Duna: Parte 2’ ou um dos meus filmes que são pesados em CGI –, precisamos descobrir como cortar pela metade os gastos da produção.”
Ele completa, “Não estou falando sobre demitir metade da equipe de efeitos visuais. É sobre dobrar sua rapidez para a finalização de uma cena para que seu ciclo seja mais rápido e os artistas possam seguir em frente e realizar outros trabalhos. Essa é a minha visão.”
Vale lembrar que o terceiro filme da franquia ‘Avatar‘, intitulado ‘Avatar: Fogo e Cinza‘, será lançado nos cinemas nacionais no dia 18 de dezembro.
NOVO LOGO DE #AVATAR: FIRE AND ASH pic.twitter.com/VG22cxgK2o
— CinePOP (@cinepop) April 3, 2025
Lembrando que ‘Avatar: O Caminho da Água’ está disponível no Disney Plus.
O filme lançado em 2022 foi um sucesso de bilheteria, arrecadando US$ 2,32 bilhões. Recebeu indicação ao Oscar em 4 categorias, incluindo Melhor Filme, e ganhou o prêmio de Melhores Efeitos Visuais.