Americanas (AMER3): MPF denuncia 13 ex-executivos e ex-funcionários

Foto: Americanas/Reprodução

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou, nesta segunda-feira (31), ex-executivos e ex-funcionários envolvidos em fraudes na Americanas (AMER3), estimadas em R$ 25 bilhões. As informações foram divulgadas pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

Os denunciados incluem Miguel Gutierrez (ex-CEO da Americanas), Anna Saicali (ex-CEO da B2W, responsável pela área digital), Thimoteo Barros, Márcio Cruz (ambos ex-vice-presidentes) e os ex-diretores Carlos Padilha, João Guerra, Murilo Corrêa, Maria Christina Nascimento, Fabien Picavet e Raoni Fabiano.

Segundo o colunista, a denúncia aponta Gutierrez como o principal responsável pelas fraudes. Citando o MPF, o jornalista afirmou que Gutierrez “planejou, ordenou e executou a fraude praticada nas empresas do grupo Americanas, tendo ascendência hierárquica sobre os demais denunciados”.

“Enquanto comandava as Lojas Americanas, Gutierrez estava ciente de todas as fraudes praticadas, inclusive sugerindo ele mesmo alterações nos balanços que seriam anunciados”, informa a coluna, de acordo com o Valor.

Para o MPF, o ex-CEO “por livre vontade e consciência, por 28 vezes, em continuidade delitiva, executou manobras fraudulentas destinadas a elevar ou manter elevado a cotação e o preço de valores mobiliários (especialmente ações das empresas Americanas S.A., B2W e Lojas Americanas), com o fim de obter vantagem indevida ou lucro, para si ou para outrem, ou, ainda, causar dano a terceiros”.

Americanas (AMER3) admite longo prazo para recuperação

O presidente da Americanas (AMER3), Leonardo Coelho, admitiu que a companhia ainda precisa de vários trimestres para recuperar o crescimento abalado por escândalos de fraude contábil e baixas margens de lucro. “Temos, pelo menos, uns cinco ou seis trimestres pela frente ainda em modo de recuperação”, afirmou o executivo. 

As ações da americanas derretiam 29,03% na B3, a bolsa brasileira,  às 12h34 (horário de Brasília), cotadas a R$6,87. A baixa veio após publicação do balanço da empresa na noite de quarta-feira (27). “Temos que lembrar o tamanho da crise no início de 2023”, disse Coelho ao ser questionado sobre o desempenho da empresa no final do ano passado.

“Sempre dissemos que é um processo longo. Não se consegue fazer uma recuperação que deixe a companhia preparada para o longo prazo acelerando além do que a ela suporta.”, reforçou. Segundo a diretora financeira, Camille Loyo Faria, a empresa tem esperança de deixar o processo de recuperação judicial em fevereiro de 2026. 

O post Americanas (AMER3): MPF denuncia 13 ex-executivos e ex-funcionários apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.