Mercado de smartwatch encolheu em 2024; Xiaomi foi quem mais cresceu

O mercado global de smartwatches registrou uma queda de 7% em 2024, conforme aponta a Counterpoint Research. Apesar do recuo, a Xiaomi liderou o crescimento entre as marcas, com um aumento de 135% nas remessas de smartwatches em relação a 2023. Enquanto isso, Apple enfrentou uma redução de 19% nas vendas, impactando o desempenho geral do setor.

A Xiaomi elevou a participação de mercado para 13% em 2024. O número representa um aumento significativo se comparado com os 5% que a companhia possuía em 2023. Dessa forma, conseguiu se consolidar como uma das principais marcas do segmento de smartphones em todo o mundo.

Foto: Divulgação/Counterpoint Research

Além disso, a Huawei também apresentou forte expansão, com alta de 35% nas remessas, alcançando 13% de participação. Já a Samsung cresce 3%, atingindo 9% do mercado, impulsionada pelo lançamento de modelos como Galaxy Watch 7, Watch Ultra e Watch FE, que conquistam boa aceitação.

A Apple, que ainda detém 22% do mercado em 2024, perdeu terreno em relação aos 25% de 2023. A Counterpoint Research atribuiu esta queda ao fraco desempenho do Apple Watch Series 10, especialmente na América do Norte, onde consumidores não veem motivos suficientes para atualizar seus dispositivos. Outras marcas menores, classificadas como “outros”, também recuam, com uma queda de 22% nas remessas.

Leia mais

  • Xiaomi 14T: 6 meses depois! Fotos excelentes e bom desempenho / Review
  • Quais celulares da Xiaomi receberão o HyperOS com Android 15? Veja lista
  • Xiaomi vai atualizar software dos celulares por até seis anos

Crescimento de Xiaomi no mercado de smartwatches

Por outro lado, o segmento de smartwatches infantis cresceu em 2024. A Imoo liderou essa categoria, com alta de 22% nas remessas, o que eleva a fatia de mercado para 8%. A Samsung, percebendo a tendência, lança o Kids Mode para o Watch FE e a Galaxy Watch Kids Band, compatível com modelos a partir do Watch 4, ao preço de US$ 25.

Imagem do novo smartwatch da Huawei, WATCH D2
Imagem: Huawei

Dessa forma, os analistas estão prevendo uma recuperação lenta para o mercado de smartwatches em 2025. Isso porque eles acreditam que esse crescimento deve ser de apenas um dígito percentual. Assim, eles acreditam que a integração de recursos de inteligência artificial em modelos premium pode impulsionar as vendas.

Fonte: SamMobile

Conteúdo Relacionado
Celular POCO M7 5G

Tela grande de 120 Hz

Xiaomi anuncia celular POCO M7 5G com Snapdragon 4 Gen 2

Adicionar aos favoritos o Link permanente.