Nova tecnologia promete revolucionar o carregamento de EVs com infraestrutura flexível

Cientistas alemães estão desenvolvendo uma tecnologia inovadora que pode transformar a infraestrutura de carregamento de veículos elétricos (EVs), tornando-a mais rápida, eficiente e adaptável a diferentes necessidades. O projeto, liderado pelo Instituto Fraunhofer de Sistemas de Energia Solar, visa criar uma experiência semelhante à de postos de gasolina para motoristas de EVs, que hoje enfrentam tempos de espera mais longos para recarregar seus veículos.

O sistema, chamado MS-Tankstelle, utiliza semicondutores de carbeto de silício e opera em tensões mais altas, o que reduz o uso de materiais e os custos. “A tecnologia pode ser aplicada de forma flexível em estações de carregamento de diferentes tamanhos e para diversos tipos de veículos“, explicaram os especialistas em um comunicado. A expectativa é que, no futuro, estações de carregamento em rodovias precisem fornecer energia em grande quantidade e em pouco tempo.

Atualmente, os supercarregadores da Tesla, por exemplo, oferecem 200 milhas de autonomia em cerca de 15 minutos para alguns modelos. No entanto, a velocidade de carregamento depende muito da infraestrutura disponível. Enquanto carregadores domésticos do nível 1 fornecem apenas cerca de 5 milhas de autonomia por hora, os carregadores DC rápidos podem adicionar centenas de milhas em menos de 30 minutos.

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Solução centralizada para carregamento rápido de EVs

O projeto do Fraunhofer inclui um retificador central que converte correntes alternadas (AC) em contínuas (DC), permitindo picos de carga de vários megawatts. Essa abordagem é vantajosa porque os componentes da rede podem ser dimensionados de forma independente, reduzindo significativamente os requisitos de material em comparação com soluções atuais.

Além disso, a tecnologia pode ser integrada a sistemas de energia renovável e armazenamento estacionário de baterias, ampliando suas aplicações. “O projeto encontra utilidade em usinas híbridas de energia renovável ou em sistemas de armazenamento de baterias estacionárias”, destacou Andreas Hensel, do departamento de Eletrônica de Alta Potência e Tecnologia de Sistemas do Fraunhofer.

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Crescimento global da demanda por EVs

Enquanto isso, a demanda global por EVs continua a crescer. Em 2024, as vendas de veículos elétricos e híbridos plug-in aumentaram 25%, ultrapassando 17 milhões de unidades. Nos Estados Unidos, apesar das incertezas políticas, o crédito fiscal de US$ 7.500 para a compra de EVs permanece em vigor, incentivando a adoção de veículos mais limpos.

Carros elétricos tem mesma durabilidade de veículos a combustão

A transição para os EVs não só reduz a poluição do ar, evitando a emissão de milhares de toneladas de gases de efeito estufa, mas também pode economizar cerca de US$ 1.500 por ano em custos com combustível e manutenção. Com a crescente preocupação com os impactos das mudanças climáticas, iniciativas como a do Fraunhofer são essenciais para impulsionar a adoção de tecnologias sustentáveis.

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