Matrículas para aprovados no Sisu começam na próxima segunda-feira

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Na próxima segunda-feira (10), os candidatos aprovados para ingresso no primeiro e segundo semestres na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem enviar os documentos exigidos para a matrícula. O procedimento é válido somente para aqueles que concluíram a pré-matrícula on-line e deve ser realizado até a próxima quinta-feira (13), para que possam garantir a vaga.

Os documentos só podem ser enviados à instituição de forma on-line e devem ser digitalizados, legíveis e anexados ao sistema, sem rasuras ou cortes, com tamanho máximo de 3MB para cada arquivo. Para cada grupo de inscrição na seleção, ampla concorrência e cotas, a lista de documentos exigidos é diferente.

Documentos exigidos para todos, independente do grupo de inscrição

Todos os candidatos aprovados, seja por ampla concorrência ou cotas, devem enviar cópias dos seguintes documentos:

– Uma foto recente 3×4;

– Certidão de Nascimento ou Casamento;

– Documento de Identidade, CIN ou RG (frente e verso);

– Declaração ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio Regular ou equivalente;

– Histórico Escolar completo do Ensino Médio ou equivalente;

– Cadastro de Pessoa Física (CPF);

– Título de Eleitor (frente e verso) para brasileiros maiores de 18 anos, acompanhado da quitação eleitoral da última eleição (1º e 2º turnos). Se não tiver comprovantes de votação, o candidato pode retirar certidão de quitação eleitoral no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou pelo aplicativo e-Título;

– Certificado de Reservista ou Atestado de Alistamento Militar;

– Declaração da escola onde cursaram o Ensino Médio, atestando se tratar de escola pública (exceto para candidatos aprovados pela ampla concorrência)

Documentos para os grupos de rendas

Os candidatos inscritos neste grupo devem comprovar a renda familiar, que varia para cada situação específica, considerando todas as pessoas que moram juntas e compartilham os rendimentos. Membros da família que recebem aposentadorias, pensões, bolsas, que trabalham com carteira assinada (CLT) ou como Microempreendedores Individuais (MEI), assim como aqueles que não possuem fontes de renda, devem ser considerados e comprovar a situação.

Neste grupo, além dos documentos exigidos, os candidatos devem preencher e enviar as seguintes declarações:

– Declaração de pensão alimentícia;

– Declaração de ausência de rendimentos;

– Declaração de rendimentos;

– Declaração de rendimentos de aluguel;

– Declaração de ajuda de terceiros;

– Declaração de imóvel cedido;

– Termo de responsabilidade.

Documentos para candidatos com deficiências

Os candidatos inscritos neste grupo devem encaminhar um laudo médico emitido nos últimos 12 meses para comprovar a condição, assim como uma autodeclaração de pessoa com deficiência.

Candidatos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem apresentar laudos emitidos em qualquer data. Aqueles com deficiência auditiva, devem apresentar o exame de audiometria; com deficiência visual, o exame de acuidade visual com e sem correção.

Documentos para candidatos pretos e pardos

Para este grupo, a primeira etapa será enviar uma autodeclaração e fotos recentes, uma de frente e outra de perfil, com fundo branco e roupa preta. Na segunda etapa, os candidatos serão convocados para a banca de heteroidentificação — a primeira será realizada no dia 19 de fevereiro.

Documentos para candidatos indígenas e quilombolas

Candidatos inscritos neste grupo de cotas, devem enviar uma autodeclaração e uma declaração da liderança da comunidade em que faz parte. Para candidatos quilombolas, também é necessário a declaração de duas testemunhas.

Antecipação para o primeiro semestre

Candidatos aprovados para o segundo semestre têm a possibilidade de antecipar o início das aulas. Para isso, devem acompanhar os “Editais de Antecipação”, na página da Cdara, no Cronograma de Matrícula e Reclassificações.

Lista de espera

Inscritos na lista de espera devem ficar atentos aos editais de reclassificação, disponibilizados no site da Cdara.

Outras informações

Todas as informações detalhadas sobre o procedimento estão disponíveis na Portaria de Matrícula.

Caso o candidato precise tirar dúvidas, pode entrar em contato com os seguintes setores:

Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara): [email protected].

Dúvidas sobre a documentação do anexo 1 (todos os grupos) serão respondidas pelo e-mail: [email protected].

Dúvidas sobre a documentação do anexo 2 (grupos A, B, G e H) serão respondidas pelo e-mail: [email protected].

Dúvidas sobre a documentação dos anexos 3, 4, 5, 6 e 7 (grupos A, D, H, J, G e I) serão respondidas pelo e-mail: [email protected].

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