DeepSeek suspende serviço alegando sobrecarga

Mojahid Mottakin/Shutterstock

O chatbot chinês de inteligência artificial, DeepSeek, está restringindo o acesso à sua API, ferramenta paga que permite integração da IA com outros aplicativos. A medida foi adotada após um aumento expressivo na demanda do software lançado em janeiro de 2025, com apurou o portal Veja.

A empresa informou que está suspendendo créditos para utilização da API devido a sobrecarga dos servidores. A DeepSeek abalou o mercado de tecnologia em seu lançamento como uma alternativa gratuita e eficiente ao ChatGPT, da Open AI. As ações de empresas do vale do silício desvalorizaram, incluindo Alphabet e Meta.

Apesar oferecer recursos similares, a alternativa chinesa foi desenvolvida com apenas US$6 milhões de dólares em contraste com a empresa de Sam Altman que recebeu um investimento de US$1 bilhão de dólares.

DeepSeek é associada a empresa chinesa banida dos EUA por pesquisadores

O site da empresa chinesa de IA (inteligência artificial) DeepSeek, cujo chatbot se tornou um dos aplicativos mais baixados nos EUA, detém código de computador que pode enviar algumas informações de login dos usuários para uma empresa estatal de telecomunicações da China, que está proibida de operar nos EUA. As informações são de pesquisadores de segurança.

O código que conecta a DeepSeek à China Mobile foi descoberto pela Feroot Security e confirmado por outros especialistas.

Embora não tenham observado dados sendo transferidos para a China Mobile durante os testes de login na América do Norte, os pesquisadores não descartam que isso ocorra com alguns usuários.

A página de login do chatbot da DeepSeek contém um script de computador fortemente ofuscado que, quando decifrado, revela conexões com a infraestrutura de computação da China Mobile, uma organização estatal de telecomunicações. Segundo o portal InfoMoney, o código parece estar inserido no processo de criação de conta e login do usuário para a software DeepSeek.

O post DeepSeek suspende serviço alegando sobrecarga apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.