Por algum motivo, categorização do app Mail chegou somente ao iOS 18.2

Categorização do app Mail no macOS

O iOS 18.2, disponibilizado para todos nesta semana, inclui uma novidade relacionada ao app Mail: a categorização (opcional) de emails por Transações (Transactions), Atualizações (Updates) e Promoções (Promotions) — além da Caixa de Entrada Prioritária, que já existia.

Essa novidade, entretanto, como notado pelo jornalista Mark Gurman, não chegou com as correspondentes atualizações do iPadOS 18.2 e do macOS Sequoia 15.2 — deixando alguns intrigados pela “limitação” ao iOS.

Definitivamente uma omissão estranha que a nova classificação de email esteja disponível no iOS 18.2, mas não no iPad/Mac. Não parece haver qualquer razão para torná-lo exclusivo do iPhone além de recursos de engenharia — e eu presumo que, pelo menos no iPad, a compatibilidade cruzada não seja um grande problema. A falta de disponibilidade no Mac não é ótima, mas definitivamente mais compreensível.

Certamente não se trata de qualquer incompatibilidade do recurso no iPad ou no Mac — tanto que, conforme observado pelo MacRumors, a Apple mostrou a novidade em execução no macOS quando anunciou, no final de outubro, o primeiro conjunto de recursos da Apple Intelligence.

Além disso, o sempre antenado blogueiro John Gruber, do Daring Fireball, foi informado “por uma fonte confiável” que esse recurso chegará em breve ao iPadOS e ao macOS — quem sabe na versão .3 dos sistemas, cujos testes provavelmente começarão na semana que vem.

Independentemente da razão de liberar o recurso inicialmente apenas no iOS, o fato é que aqueles que preferem usar o iPad ou o Mac para as tarefas envolvendo o Mail terão que aguardar um pouco mais pela função — a qual, vale notar, está disponível apenas em inglês e em alguns países 1 — outra restrição um tanto inexplicável…

Notas de rodapé

1    África do Sul, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Índia, Irlanda, Nova Zelândia, Reino Unido e Singapura.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.