LG encerra oficialmente a fabricação de players de Blu-ray

A LG Electronics anunciou oficialmente a descontinuação de sua linha de players Blu-ray, incluindo os modelos compatíveis com 4K, segundo informações do portal especializado FlatpanelsHD. Os últimos aparelhos Blu-ray da marca permanecerão disponíveis apenas enquanto durarem os estoques.

A decisão marca o fim de uma era para a fabricante sul-coreana, que lançou seus últimos modelos de players Blu-ray 4K, o UBK80 e UBK90, em 2018. Coincidentemente, foi no mesmo ano em que a Oppo, outra grande fabricante, também encerrou sua produção de aparelhos.

Leia mais:

  • Samsung prepara lançamento de novos modelos de Galaxy Ring
  • Rode lança microfone Wireless GO com 40 horas de armazenamento interno
  • Apple Vision Pro tem pior desempenho em vendas da história recente da empresa

LG deixa a Porta aberta para retorno de players Blu-ray

Em comunicado, a LG Korea não descartou completamente um possível retorno ao mercado de players ópticos, deixando a porta aberta caso haja demanda suficiente no futuro. No entanto, por enquanto, apenas as unidades já existentes em estoque permanecerão disponíveis para venda.

Netflix: últimos clientes de entrega de DVDs nos EUA poderão ficar com os filmes

A saída da LG representa mais um momento delicado para o mercado de Blu-ray 4K em 2024, que já enfrentou outras turbulências recentes. Enquanto algumas pesquisas apontam crescimento nas vendas de discos no Reino Unido, decisões como a da Best Buy e da Disney de interromperem a comercialização de mídia física 4K impactaram significativamente o setor.

Divulgação/LG

Mercado em transformação

Com esta decisão, a LG se junta a outras grandes marcas que abandonaram o mercado de players Blu-ray nos últimos anos, como a Oppo em 2018 e a Samsung em 2019. Atualmente, apenas Panasonic e Sony permanecem como principais fabricantes, além de marcas premium como Reavon e Magnetar, que atuam em um segmento de preços mais elevados.

O cenário se torna ainda mais preocupante com a tendência dos consoles de videogame, tradicionalmente utilizados como players Blu-ray, começarem a oferecer versões sem drive de disco. O novo Xbox Series X, por exemplo, já apresenta uma opção mais econômica sem leitor, potencialmente afastando os consumidores das mídias físicas.

Conteúdo Relacionado
Qual o melhor microfone de lapela sem fio?

Melhores lapelas!

Qual o melhor microfone de lapela sem fio?

Futuro incerto

Apesar dos sinais de que as vendas de mídia física estão apresentando uma leve recuperação – em parte devido à insatisfação com serviços de streaming cada vez mais caros e repletos de anúncios – a saída de uma gigante como a LG representa um desafio adicional para a sobrevivência do formato.

Para os entusiastas do Blu-ray 4K, resta a esperança de que fabricantes como Panasonic e Sony mantenham seu compromisso com o formato e continuem desenvolvendo novos players, garantindo o futuro da mídia física de alta qualidade.

Conteúdo Relacionado
Energia em qualquer lugar! Estação portátil EcoFlow RIVER 2 Pro para até 1600W

Energia Infinita!

Energia em qualquer lugar! Estação portátil EcoFlow RIVER 2 Pro para até 1600W

Fonte: FlatpanelsHD

Adicionar aos favoritos o Link permanente.