
A Aqara lançou hoje o sensor de presença FP1E, que usa o protocolo Zigbee para melhorar o monitoramento e a automação residencial. O dispositivo é compatível com Alexa, HomeKit, Google Home e outros sistemas através de uma ponte Aqara Matter.
Usando ondas milimétricas (mmWave), o sensor consegue detectar até os menores movimentos humanos. Segundo a Aqara, ele funciona bem a até 6 metros de distância e pode monitorar áreas de até 50 metros quadrados quando instalado no teto.
Isso o torna mais eficiente que os sensores tradicionais, pois é capaz de detectar pessoas sentadas ou deitadas e saber quando alguém deixa o local, permitindo automações como desligar luzes e ajustar a temperatura para economizar energia.
O FP1E também permite várias automações pelo aplicativo Aqara Home. Ele pode, por exemplo, enviar notificações ou mudar as cores das luzes inteligentes se alguém ficar parado por muito tempo — promovendo, assim, hábitos mais saudáveis.
Ver essa foto no Instagram
A Aqara explica que o sensor foi feito para ser fácil de usar. Ele vem com um suporte magnético e adesivo para instalação em paredes, tetos ou cantos, funcionando com uma fonte de energia de 5V, similar a um carregador de celular.
O dispositivo usa inteligência artificial para diferenciar movimentos importantes daquelas irrelevantes, evitando alarmes falsos. Com o tempo, ele aprende sobre o ambiente da sua casa e se torna ainda mais preciso na detecção de movimentos.
Já disponível para compra, o FP1E pode ser encontrado na loja da Aqara na Amazon, atendendo a América do Norte, a Europa e a Ásia, bem como em revendedores selecionados em todo o mundo. Para mais detalhes sobre o produto, basta visitar o site da empresa.
A fim de celebrar o lançamento, a Aqara está oferecendo 20% de desconto, por tempo limitado, no FP1E na Amazon. Para isso, use o código FP1ENA20
nos EUA e Canadá, ou o FP1EEU20
na Europa (França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Espanha e Reino Unido).