Apple Intelligence no iOS 18.1 inclui recursos de texto, nova versão da Siri e mais!

Foram liberadas hoje as primeiras versões de testes do iOS 18.1, do iPadOS 18.1 e do macOS Sequoia 15.1, as quais incluem a aguardada Apple Intelligence.

A disponibilidade da IA da Apple, porém, é bastante limitada, restringindo-se a usuários nos Estados Unidos que possuem algum dos dispositivos compatíveis com a tecnologia — os quais também devem se inscrever em uma lista de espera.

Isso, porém, não impediu que muitas pessoas já testassem as novidades — pelo menos as que foram disponibilizadas por ora. Vamos conferi-las a seguir?

Ferramentas de reescrita

Conforme já divulgado, uma das funcionalidades da Apple Intelligence é a reescrita de textos. Com a primeira beta do iOS 18.1, portanto, foi possível conferir o que realmente será possível ser feito.

Ferramentas de escrita no iOS 18.1 com Apple Intelligence.
Ferramentas de escrita em ação no iOS 18.1 com Apple Intelligence.

Mais precisamente, serão disponibilizadas nove opções ao acessar as ferramentas de escrita da IA da Apple. São elas:

  • Proofread (“Revisão”)
  • Rewrite (“Reescrever”)
  • Friendly (“Amigável”)
  • Professional (“Profissional”)
  • Concise (“Conciso”)
  • Summary (“Resumo”)
  • Key Points (“Pontos-Chave”)
  • List (“Lista”)
  • Table (“Tabela”)

A primeira opção serve para revisar o texto em busca de possíveis erros de ortografia e gramática, bem como a escolha de palavras e estrutura de frases. É possível aceitar todas as sugestões ou individualmente, de modo a rejeitar outras. Já a segunda reescreve o texto original e muda o tom sem impactar o conteúdo.

Já as opções “Amigável”, “Profissional” e “Conciso” são integradas às ferramentas de revisão e reescrita para quando as sugestões da Apple Intelligence devem seguir instruções específicas.

Por fim, as quatro últimas opções são projetadas para ajudar o usuário a entender ou resumir o texto, bem como convertê-lo em uma lista ou tabela. Os resumos estão ativos em todo o sistema operacional no iOS 18.1, sendo possível selecionar qualquer texto em um iPhone para obter um resumo dele.

Siri

Uma das novidades que mais brilhou aos olhos de muitos usuários durante a apresentação da Apple Intelligence foi a nova animação da Siri, a qual estará disponível em iPhones, iPads e no CarPlay.

A ação para ativar a Siri é a mesma nos iPhones (segurar o botão lateral ou com o tradicional comando de voz). Já um toque duplo na parte inferior da tela abre a interface Digitar para ‌Siri‌ (para que você possa digitar solicitações em vez de falá-las). No Mac, é preciso pressionar a tecla ⌘ command duas vezes para abrir essa interface.

A Siri‌ com a Apple Intelligence poderá manter o contexto entre as solicitações para que você possa fazer uma pergunta e, em seguida, referenciá-la em uma segunda resposta (como saber a temperatura em uma cidade e, em seguida, a umidade sem ter que dizer o nome do local novamente).

Ademais, a Siri terá conhecimento de assistência e suporte de produto da Apple para responder a perguntas sobre os recursos e as configurações do seu dispositivo, incluindo encontrar configurações quando você não sabe o nome exato.

Gravação e transcrição de chamadas

Também conforme já divulgado, uma das funcionalidades do iOS 18 será a de gravação e transcrição de ligações de forma nativa, recursos que foram liberados com a beta de hoje.

O iOS 18.1 beta inclui gravação de chamadas!

Ao selecionar a opção de gravação, todos na chamada serão notificados por meio de uma mensagem audível. Não há diálogo de confirmação, então se uma pessoa não quisesse ser gravada, ela precisaria desligar a chamada.

Enquanto a chamada estiver em andamento, o áudio será transcrito e salvo no aplicativo Notas (Notes), podendo ser visto na íntegra ou até mesmo com um resumo a partir da Apple Intelligence.

Mail, Mensagens, Fotos e mais

Outros recursos da Apple Intelligence já disponíveis na beta liberada hoje abrangem os seguintes apps:

  • Mail: um botão de resumo permitirá sintetizar qualquer um dos seus emails recebidos, o qual também poderá ser visto no lugar das primeiras linhas do email na caixa de entrada. Além disso, as respostas inteligentes facilitarão o envio de mensagens contextuais rápidas com base no que está no email.
  • Mensagens (Messages): as respostas inteligentes no app Mensagens também analisarão o conteúdo das mensagens para oferecer sugestões do que você pode querer dizer.
  • Fotos (Photos): a Apple Intelligence possibilitará a criação de um vídeo através do recurso Memória (Memories) com apenas uma descrição, de modo que serão selecionadas automaticamente fotos relevantes e até músicas, as quais podem ser ajustadas posteriormente. Além disso, a pesquisa em linguagem natural permitirá encontrar momentos específicos em videoclipes.
  • Safari: ao ler um artigo no Modo de Leitura, haverá uma opção para que a Apple Intelligence resuma as informações.
  • Reduzir Interrupções: um Modo de Foco (Focus Mode) chamado Reduce Interruptions (Reduzir Interrupções) mostrará apenas notificações importantes, enquanto silenciará as demais de modo inteligente.
  • Relatório da Apple Intelligence: na seção Privacidade e Segurança do aplicativo Ajustes (Settings), será possível exportar seus dados de uso da Apple Intelligence em períodos específicos. Essa ação, vale notar, requer o Face ID.

Esses são alguns dos recursos disponíveis na primeira versão beta do iOS/iPadOS 18.1 (e no macOS 15.1) que fazem uso da Apple Intelligence.

Como vimos na WWDC24, porém, a tecnologia incluirá ainda mais funções, as quais eram inicialmente esperadas só para o ano que vem; entretanto, a Apple disse ao The Wall Street Journal que alguns recursos mais avançados (como a integração com o ChatGPT e a a capacidade de entender o contexto com base em interações) serão liberados até o fim deste ano — com um iOS 18.2, quem sabe?

via MacRumors, 9to5Mac

Adicionar aos favoritos o Link permanente.