BUG DO MILÊNIO! ‘Matrix’, ‘Gladiador’, ‘O Auto da Compadecida’ e os filmes que marcaram a virada do século…

Com a ameaça do ‘bug do milênio’ nos pensamentos de muitas pessoas, a virada de 1999 para 2000 se tornou um período de dúvidas sobre os caminhos dali pra frente. 1999 também foi o ano em que Renato Marafon fundou o CinePOP, por causa de ‘Pânico 3‘ – que acabou sendo adiado para 2000.

No mundo do cinema, ótimos lançamentos fizeram parte dessa época. Para relembrar alguns desses, segue abaixo uma lista com um montão de filmes queridos por muitos de nós:

 

Matrix

Chegaria em maio de 1999 nos cinemas brasileiros um filme que se tornaria um dos mais impactantes longas-metragens de ficção científica daquela década. Na trama, acompanhamos um brilhante programador de computadores que começa a desconfiar da própria realidade e logo após acaba conhecendo alguns personagens que o mostram um universo completamente novo com direito a um temido sistema de inteligência artificial.

 

O Auto da Compadecida

O malandragem de uma boa história. Divertido, empolgante, com personagens inesquecíveis que aborda a cultura popular, a tradição religiosa, a amizade, o amor no mais puro sentido desse sentimento, O Auto da Compadecida foi lançado nos cinemas brasileiros em setembro do ano 2000 dirigido por Guel Arraes. Baseado em um clássico homônimo da cultura nordestina brasileira escrito por Ariano Suassuna, além de outros dois contos do famoso escritor, O Santo e a Porca e Torturas de um Coração, todos de meados da década de 50, o filme foi um grande sucesso de público e crítica levando mais de 2 milhões de pessoas às salas de cinema de todo o Brasil.

 

Gladiador

Um pouco mais de duas décadas atrás chegava aos cinemas pelas mãos do sempre competente Ridley Scott um filme que marcaria gerações de amantes da sétima arte nos trazendo o contexto de sangue e dor de um general romano que traça uma jornada cheia de obstáculos motivado por um espírito de vingança em meio ao caos da ambição na figura de um rei assassino e não declarado. Com uma visão bastante próxima de uma Roma Antiga, todo o circo do entretenimento da época associada à uma luta de vida e morte numa enorme arena, as intrigas políticas, alguns personagens que realmente existiram mas com novas interpretações, Gladiador venceu cinco Oscars e até hoje é lembrado como um dos mais grandiosos e elogiados blockbusters.

 

Círculo de Fogo

Na trama, ambientada em tempos da mais terrível das guerras, conhecemos a saga do atirador de elite russo Vassili Zaitsev (Jude Law) que é transformado em herói, fato esse que o faz ser perseguido por um major dos alemães durante a Batalha de Stalingrado.

 

O Náufrago

As invertidas que a vida nos traz. Mostrando todas as facetas de uma luta pela sobrevivência em um ambiente não preparado para mentes fracas, no exato ano de 2000 chegava aos cinemas de todo o mundo o longa-metragem dirigido por Robert Zemeckis, O Náufrago. Na trama, conhecemos um simpático, querido e dedicado funcionário da Fedex que se vê em uma grande enrascada quando o avião em que ele estava, indo para a Malásia, acaba caindo sobre o Oceano Pacífico durante uma tempestade. Ele acaba sendo o único sobrevivente e consegue chegar até uma ilha deserta onde precisará ter muita força e criatividade para vencer os medos frequentes.

 

O Colecionador de Ossos

No final da década de 90, chegaria aos cinemas de todo o mundo um filme de suspense, repleto de reviravoltas e protagonizado por Denzel Washington e Angelina Jolie, O Colecionador de Ossos. Na trama, acompanhamos a saga de uma jovem policial e um especialista em criminologista forense que perseguem através de pistas enigmáticas um cruel Serial Killer.

 

O Talentoso Ripley

Filmaço lançado no final da década de 90, O Talentoso Ripley nos mostra um jovem invejoso chamado Tom Ripley (Matt Damon) que tem o estranho hábito de imitar e se fazer passar por outras pessoas. Ele recebe uma missão de ir buscar o filho de uma pessoa na Itália. Baseado na obra homônima da escritora texana Patricia Highsmith.

 

Beleza Americana

Dirigido pelo ótimo Sam Mendes, Beleza Americana, um dos filmes mais marcantes na carreira de Annette Bening, nos mostra a trajetória de um homem em total crise no seu presente fato que altera o cotidiano de sua família de classe média americana.

 

À Espera de um Milagre

Na trama, conhecemos Paul Edgecomb (Tom Hanks) que mora em um asilo e resolve contar segredos do seu passado para uma amiga. Assim, conhecemos sua vida anos atrás, quando era carcereiro da equipe que cuidava do chamado ‘corredor da morte’ de uma prisão norte-americana durante a grande depressão da década de 30. Entre idas e vindas de prisioneiros e suas histórias, uma em especial ele jamais esqueceu: a de John Coffey (Michael Clarke Duncan), um gigante gentil que tem um dom inexplicável de cura. Conforme vai chegando o dia da execução de John, Paul busca soluções para ajudar de alguma forma o novo amigo.

As Virgens Suicidas

Em 1999, Sofia Coppola lançaria seu primeiro e impactante projeto na direção, As Virgens Suicidas. O filme nos mostra a história de algumas irmãs que moram em um subúrbio dos Estados na década de 70. O elenco é excelente, nomes como: James Woods, Kathleen Turner, Kirsten Dunst, Josh Hartnett e Danny DeVito.

 

The post BUG DO MILÊNIO! ‘Matrix’, ‘Gladiador’, ‘O Auto da Compadecida’ e os filmes que marcaram a virada do século… first appeared on CinePOP Cinema.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.