É o fim de uma era: LG Display vende sua última fábrica de painéis LCD para a TCL. Para aqueles que estão por fora, trata-se da antiga fábrica localizada em Guangzhou (China), em um acordo fechado após seis meses de negociações.
Este desfecho consagra a TCL como um dos principais nomes do segmento. O controle da unidade foi passado para a CSOT, subsidiária da gigante da tecnologia. O valor movimentado foi de aproximadamente 10,8 bilhões de yuans (~ R$ 7,5 bilhões).
A confirmação foi veiculada pela própria TCL por meio de um comunicado oficial nesta quarta-feira (16): “Finalizamos a aprovação regulatória e a transferência legal das ações da fábrica de painéis e módulos da LG Display em Guangzhou”.
O primeiro anúncio da negociação foi feito em setembro de 2023, com intensificação nos projetos no último semestre.
Com a aquisição, a CSOT aumenta a capacidade de produção e se consolida como uma das líderes globais em telas LCD. Segundo a consultoria TrendForce, a participação da subsidiária no mercado mundial de painéis de TVs aumentou de 19,3% para 22,9%.

Leia mais
- TCL vai comercializar painéis solares no Brasil
- TCL lança linha de TVs C6K QD-Mini LED no Brasil
- TCL anuncia C6K no Brasil: evolução da TV premium de entrada com Mini LEDs
Marcando o fim de uma era, LG display vende sua última fábrica de painel LCD para a TCL
A fábrica adquirida recentemente pela TCL é uma linha de produção de 8,5ª geração, utilizada para a fabricação de telas grandes. A partir de agora, a CSOT poderá operar da seguinte maneira:
- Duas fábricas de 6ª geração;
- Quatro fábricas de 8,5ª geração;
- Uma fábrica de 8,6ª geração;
- Duas fábricas de 10,5ª geração.
Isso significa que a produção de painéis de LCD pela LG finalmente chegou ao fim. O intuito da sul-coreana é impulsionar seu foco em painéis OLED e em outras tecnologias mais avançadas.
O dinheiro da venda para a TCL será usado para acelerar o investimento em OLED e para melhorar a competitividade da LG neste segmento, que atualmente é altamente competitivo.
Sendo assim, é seguro afirmar que esta foi uma negociação positiva tanto para a TCL quanto para a LG. Ambas poderão impulsionar os seus projetos com mais liberdade e recursos.
E aí? O que achou da novidade? Compartilhe o seu ponto de vista nesta publicação e continue acompanhando o Mundo Conectado!
Fonte: alphabiz

Bom pra Samsung!
HDR10+ na Netflix! TVs Samsung levam vantagem e LG+Dolby ficam pra trás