George Clooney explica decisão de se opor à candidatura de Joe Biden: “Dever cívico”

george clooney

George Clooney reafirmou sua posição sobre a política recente dos EUA, justificando sua oposição a Joe Biden nas eleições presidenciais de 2024 e expressando satisfação com sua escolha.

Segundo a Variety, Clooney argumentou que sentiu ser um “dever cívico” expressar sua opinião.

“Não sei se foi coragem”, explicou Clooney. “Foi um dever cívico, porque percebi que pessoas do meu próprio lado — sou um democrata no Kentucky, então eu entendo — quando vi gente do meu lado não dizendo a verdade, achei que era hora de… algumas pessoas ficaram irritadas, claro. Mas tudo bem, sabe? A ideia da liberdade de expressão não é exigir esse direito e depois dizer: ‘Mas não fale mal de mim’”.

Clooney continuou: “Esse é o acordo: se você acredita em algo, tome uma posição, defenda isso e lide com as consequências. Essas são as regras. Quando me criticam — como fizeram há 20 anos, quando me opus à guerra; protestaram contra meus filmes, colocaram meu rosto num baralho de cartas — eu tenho que aceitar. Isso é justo. Estou bem com isso, aceito as críticas pelas posições que assumo. Defendo o direito deles de me criticar tanto quanto defendo meu direito de criticá-los”.

O ator ganhou destaque ao publicar um artigo de opinião no The New York Times, em 10 de julho, pedindo que Biden encerrasse sua campanha, após o fraco desempenho do presidente no primeiro debate contra Donald Trump.

Após a retirada de Biden da candidatura, Clooney elogiou a decisão, afirmando que o presidente estava “salvando a democracia mais uma vez”.

Em seguida, o ator declarou apoio a Kamala Harris para a presidência, durante o Festival de Cinema de Veneza. “O que deve ser lembrado é o ato altruísta de alguém que… é muito difícil abrir mão do poder — sabemos disso, vemos isso no mundo todo — e para alguém dizer ‘acho que há um caminho melhor’, todo o crédito vai para ele”, declarou Clooney.

Apesar do apoio de Clooney, Kamala Harris perdeu a eleição e Donald Trump foi reeleito presidente dos EUA. Clooney, por sua vez, tem se mantido como um crítico ferrenho do atual presidente.

georgeclonney

Recentemente, ele detonou o clima político atual, descrevendo-o como um ambiente em que as pessoas “não se preocupam com os fatos”.

“Você pega uma narrativa, inventa, não se preocupa com os fatos, não se importa com as consequências”, disse o ator, conforme a Variety. “Não há mais regras. É como deixar um bebê atravessar a rodovia 405 no meio da tarde”.

Clooney também refletiu sobre o arco da história: “Eu acredito naquela ideia de que o arco da história se inclina para a justiça, e sei que não parece ser assim agora. Acho que sempre há esses movimentos de pêndulo. A primeira eleição de Trump foi, acredito, o resultado de oito anos de um presidente negro”, acrescentou.

O ator também comentou ainda sobre a administração Joe Biden: “Foi terrível em explicar que somos uma economia global, onde estávamos indo melhor que todos os outros países do G7. Eles foram ruins em contar essa história porque o mensageiro não estava funcionando da melhor maneira, para dizer o mínimo”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.