A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) anunciaram uma parceria para o desenvolvimento de um sistema que conta com um medidor de velocidade de internet e de medição de qualidade de banda larga fixa.
A ferramenta permitirá que os consumidores verifiquem se a velocidade da internet contratada está sendo entregue pelas operadoras, garantindo o direito de rescisão do contrato sem ônus em caso de descumprimento.
Amazon vence Anatel na Justiça e pode vender celulares sem homologação; Mercado Livre tem revés
O sistema de medição, inspirado no modelo alemão, irá além da ferramenta germânica ao permitir a aferição da velocidade tanto em dispositivos cabeados quanto em dispositivos conectados por Wi-Fi à banda larga fixa. Essa funcionalidade será possível graças à experiência do NIC.br com o Sistema de Medição de Tráfego Internet (SIMET).

Complicado!
Quase 10% dos brasileiros teve celular roubado nos últimos 12 meses
Consumidores terão acesso a informações sobre limitações
Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br, destaca a importância da possibilidade de realizar o teste também por meio do celular, considerando que nem todos os domicílios brasileiros possuem computador.
Ele ressalta que os usuários receberão instruções e serão informados sobre as limitações do método adotado, como a influência de dispositivos com restrições de hardware ou a distância do ponto de acesso do Wi-Fi na qualidade da medição.
Leia mais:
- X é alertado sobre risco de banimento no Brasil
- Mais de 4.600 tentativas de golpes financeiros acontecem por hora no Brasil
- Novo golpe de SMS usa cobrança de suposta taxa dos Correios como isca
Medidor da Anatel garante emparedamento do consumidor
Carlos Manuel Baigorri, presidente da Anatel, enfatiza que a ferramenta visa empoderar os consumidores, permitindo que verifiquem a qualidade da conexão de forma simples e garantam o direito de quebra de fidelidade em caso de descumprimento contratual.
Além de desenvolver e operar o sistema de medição, o NIC.br conduzirá pesquisa sobre aferição de velocidade em redes Wi-Fi e dispositivos limitados e prestará assessoria à Anatel na elaboração da metodologia do canal oficial de teste.
Holger Wiehen, Supervisor de Projetos de Medição do NIC.br, destaca que a atuação do NIC.br se baseia em sua experiência de medição de banda larga desde 2007, com servidores de medições espalhados geograficamente pelo Brasil.

Com rodinhas!
TV COM BATERIA E TELA TOUCH! Unboxing e impressões da LG StanbyME
Fonte: Anatel