Após a revelação de uma fraude bilionária que realizou descontos ilegais no pagamento de milhões de beneficiários do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), foram criadas várias formas para que os aposentados e pensionistas descubram se foram vítimas e, em caso positivo, peçam o ressarcimento.
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O primeiro canal é site ou aplicativo Meu INSS, disponível para download tanto em dispositivos Android como iOS. No dia 14 de maio, uma notificação foi enviada a mais de 9,4 milhões de segurados uma notificação apontando o registro de descontos nos benefícios. Outros 27 milhões de segurados que nunca tiveram esse tipo de desconto foram avisados que seus benefícios não foram afetados.
Para quem não possui acesso a internet ou tem dificuldades com o aplicativo, foi iniciado também apoio telefônico no número 135, a central de atendimento oficial do INSS.
Por fim, o INSS e os Correios irão oferecer apoio presencial aos beneficiários em 4,7 mil unidades da empresa pública de entregas. A parceria busca oferecer atendimento para pessoas que vivem em locais sem acesso nem a internet nem ao telefone.
Veja a seguir como fazer a operação em cada um dos canais de atendimento.
Pelo aplicativo ou site Meu INSS
- Acesse o aplicativo ou o siteMeu INSS;
- Caso ainda não possua, será necessário criar uma conta com login e senha, informando o número do CPF. A senha criada servirá também para acessar outros serviços públicos, pois, há alguns anos, todos os portais foram unificados no sistema Gov.br;
- Após fazer o login com seu CPF e senha, clique no serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”;
- O aplicativo exibirá o nome da entidade e, também, as opções para que o aposentado ou pensionista possa informar se autorizou ou não o débito;
- Ao clicar na opção “Não autorizei o desconto”, o usuário receberá a mensagem de que o pedido foi realizado com sucesso e que as entidades associativas têm até 15 dias úteis para responder a contestação.
- A partir deste momento, basta acompanhar a resposta pelos canais de atendimento do INSS – Meu INSS (site e aplicativos para iOs ou Android) ou pelo telefone 135. Esses são os únicos canais oficiais do Governo Federal para tratar do assunto.
Pelo telefone na Central 135
Também é possível confirmar se o desconto associativo foi autorizado ou não pela Central de Teleatendimento 135, que atende de segunda a sábado, das 7h às 22h. Para um atendimento mais rápido, os melhores horários para ligar são após às 16h e aos sábados.
Presencialmente em agências dos Correios
Quem suspeita que pode ser vítima da fraude do INSS e não consegue atendimento por telefone ou internet poderá se dirigir a uma agência dos Correios a partir do dia 30 de maio.
Nem todas as agências oferecerão o serviço. O atendimento estará disponível apenas nas 4,7 mil agências próprias dos Correios — apesar da rede da empresa contar com quase 11 mil unidades, a maior parte delas é de franquias.7
Assim, antes de ir a uma agência, certifique-se que será atendimento nela. Veja o passo a passo:
- Confira se a agência próxima de você oferecerá o atendimento. Veja as agências inclusas na parceria neste link.
- Após se certificar que a agência tem atendimento, dirija-se a local. Leve um documento de indetificação com foto.
- O atendente dos Correios irá informar se houve algum valor desconto no benefício e para qual associação ele foi enviado.
- O beneficiário poderá então dizer se reconhece ou não a cobrança.
- Caso não tenha autorizado, poderá então pedir o reembolso.
Pessoas com dificuldade de locomoção poderão fazer o pedido através de um representante com procuração devidamente assinada e autenticada. Nestes casos, não será possível alterar nenhum dado cadastral — apenas fazer a consulta se houve desconto e sair com um protocolo.
Cuidado com golpes
O INSS reforça que não está enviando mensagens de texto, e-mails ou fazendo ligações para tratar sobre esse assunto.
Todo o contato oficial será feito pelo aplicativo Meu INSS ou pela Central 135. Quem preferir, pode acessar o app e ativar as notificações no celular para receber os avisos automaticamente.
Como ocorreu a fraude no INSS
O golpe bilionário contra aposentados e pensionistas veio à público com a operação “Sem Desconto” da Polícia Federal, realizada no final do mês de abril de 2025 com apoio da Controladoria-Geral da União.
As investigações mostraram que um esquema fraudulento operava desde 2019. Servidores do INSS e entidades terceiras faziam descontos indevidos diretamente da folha de pagamento dos aposentados e pensionistas.
Os valores eram subtraídos como taxas de sindicatos ou de pagamento de empréstimos consignados, que no entanto não foram contratados pelos beneficiários. Como eram quantias pequenas, muitas das vítmas não percebiam o desconto. Outras pensavam se tratar de taxas obrigatórias.
Somados, os valores encaminhados entre 2019 e 2024 para as entidades envolvidas chegaram a R$ 6,3 bilhões.
Uma auditoria da CGU (Controladoria Geral da União) constatou que, em uma amostra de 1,3 mil aposentados, 90% não reconheciam as assinaturas para autorizar os descontos. Estima-se assim que a fraude envolveu uma quantia bilionária.
O presidente do INSS, Gilberto Waller, afirmou que mais de 11 milhões de brasileiros já fizeram consulta aos canais do governo para saber se tiveram descontos ou não.
Segundo os dados atualizados na manhã de quinta-feira, 1,9 milhão identificaram descontos em seus benefícios e responderam à pergunta feita pelo INSS sobre se essa dedução foi autorizada ou não. Deste total, 1,87 milhão afirmaram que não deram aval ao desconto. O valor a ser devolvido já está próximo de R$ 1 bilhão.
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