
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a pressionar publicamente Tim Cook para que a Apple fabrique iPhones no país — um desejo do político em seu projeto de fortalecimento da indústria tecnológica doméstica.
Desta vez, Trump se manifestou por meio da sua própria plataforma, a Truth Social. Ele voltou a dizer que os iPhones vendidos pela Apple nos EUA devem ser fabricados no próprio país — não na Índia ou em qualquer outro lugar.
Posts relacionados
- Trump não quer que a Apple aumente sua produção na Índia
- Bastidores: como Tim Cook negociou uma isenção do “tarifaço” para a Apple
- Guerra tarifária preocupa fornecedora da Apple, que cogita produção nos EUA
Agora, no entanto, a fala veio acompanhada de algo que o presidente americano sabe fazer como ninguém: uma ameaça. Segundo ele, a Apple enfrentará uma tarifa de pelo menos 25% nos EUA caso não torne real o seu desejo.

Uma “punição” desse nível pode acabar sendo um verdadeiro banho de água fria nos planos da Apple — que passou a priorizar a Índia para a produção de iPhones vendidos nos EUA justamente para fugir das altas tarifas impostas à China.
Por outro lado, a produção massiva de iPhones domesticamente é algo considerado bastante difícil por especialistas — tanto pela carência de componentes quanto pelo alto custo a ser pago a profissionais de manufatura nos EUA, sem falar no tempo para se implementar uma linha de produção dessa natureza.
Como destacou o analista Ming-Chi Kuo, quem sabe seja até mais vantajoso para a Apple enfrentar a tarifa de 25% do que mover a produção dos iPhones completamente para o país, dada toda a complexidade envolvida em um projeto do tipo.
O fato é que será cada vez mais difícil para a Apple sustentar o atual preço dos iPhones em meio a esse cenário complicado. Resta saber é se a empresa continuará toda a sua “lua de mel” com o governo, mesmo envolta nessa enorme sinuca de bico.
via CNBC