

A publicitária Nádia Rebouças morreu, na noite desta quarta-feira (21), em Juiz de Fora, aos 75 anos. Ela estava internada em decorrência de problemas respiratórios que se agravaram. A perda foi lamentada por diversos meios de comunicação de referência na área publicitária no país. Em nota publicada nas redes sociais, a Funalfa também lamentou a perda: “O legado de sensibilidade, ética e compromisso social de Nádia Rebouças seguirá inspirando gerações”.
Nádia foi referência no setor de comunicação no país. Natural de São Paulo, sua trajetória foi fortemente marcada pela parceria com o sociólogo Herbert de Souza, conhecido como Betinho, na criação da campanha “Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida” da ONG criada pelo sociólogo em 1993. A ação nasceu da indignação de Betinho com o desconhecimento da realidade da fome no Brasil por parte dos brasileiros. De acordo com uma pesquisa encomendada, na época, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontou que 52 milhões de brasileiros passavam fome, o que representava mais de 30% da população do país.
A partir daí, Betinho contou com a participação voluntária de diversos profissionais do mercado publicitário da época para a campanha. Nádia foi convidada pelo sociólogo para fazer o planejamento das ações de comunicação. Ela ainda foi a responsável por implementar um processo inovador de comunicação que mobilizou publicitários, agências e a sociedade civil em torno do combate à fome. Slogans como “Quem tem fome tem pressa” e “Você tem fome de quê?” foram parte da mobilização.
Na série da Globoplay, “No fio da Navalha”, que retrata a vida de Betinho, interpretado por Júlio Andrade, Nádia foi interpretada pela atriz juiz-forana, Andréia Horta.
Além do trabalho com responsabilidade social desde 1993, Nádia também foi consultora e articulista com atuação em pesquisa, planejamento, criação de conteúdo e gestão da comunicação integral.
Nos últimos anos, em Juiz de Fora, onde morava desde 2022, Nádia contribuiu com iniciativas ligadas à cidadania e à cultura, além de participações em seminários promovidos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Despedida de Nádia
O velório acontece nesta quinta-feira (22), na Capela 7 do Cemitério Municipal de Juiz de Fora, até às 15h30. Depois, o corpo será levado para o Crematório Candelária, com despedida a partir das 16h e cremação marcada para às 18h.
- LEIA MAIS sobre Cultura aqui
O post Morre, aos 75 anos, a publicitária Nádia Rebouças apareceu primeiro em Tribuna de Minas.