
A saúde pública em Foz do Iguaçu reforça a importância da vacinação antigripe, que previne agravamento da doença e óbito. A dose gratuita está disponível em todas as unidades básicas de saúde (UBS) do município.
Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!
- Passagem de ônibus intermunicipais de graça para idosos entra em vigor
O alerta para imunização é da Secretaria Municipal de Saúde, em um momento em que a cidade registra aumento no atendimento por doenças respiratórias. Até agora, foram aplicadas 38.560 doses desde o início da campanha, em abril.
A meta da prefeitura é vacinar 25 mil crianças, mas só 11,19% desse público foi alcançado. A imunização é indispensável como prevenção, especialmente para grupos prioritários, como crianças, idosos, gestantes, profissionais de saúde e pessoas com doenças crônicas.
Vacinação antigripe
“Nosso apelo é para que levem seus filhos, familiares e amigos para se vacinarem”, enfatiza o secretário municipal de Saúde, Fabio de Mello. “A vacinação é uma atitude simples que faz toda a diferença na sua proteção e na saúde coletiva. Contamos com a colaboração de todos para manter nossa cidade protegida.”
Em crianças, a vacina antigripe, assim como a de covid-19, previne complicações graves, hospitalizações e perda de dias na escola e na rotina. Mais crianças imunizadas, maior a proteção de toda a comunidade, evitando a circulação do vírus e a transmissão para quem não pode vacinar-se, frisa a saúde.
Por outro lado, a baixa cobertura vacinal permite ao vírus disseminar-se mais facilmente, levando ao aumento de casos e de hospitalizações. E pode ocasionar o surgimento de novas variantes, dificultando ainda mais o combate à doença, explica a Secretaria de Saúde.
Casos graves em Foz
Em 2025, o setor de saúde coletou 532 amostras de pacientes com suspeita de síndrome respiratória aguda grave em Foz do Iguaçu. Dessas, 125 foram coletadas na faixa etária de até 1 ano de idade, os pequenos.
Vacina para covid-19
A prefeitura informa que a vacina contra a covid-19 também continua disponível em todas as UBSs, para o grupo prioritário, a partir de 12 anos. Para as crianças, as doses podem ser encontradas em cinco unidades de referência: São João, Profilurb 2, Morumbi 2, Vila C Nova e Maracanã.
(Com informações da Agência Municipal de Notícias)
O post Saúde em Foz do Iguaçu reforça importância da vacinação antigripe apareceu primeiro em Últimas Notícias de Foz do Iguaçu e Região – H2FOZ.