Em iniciativa que dividirá opiniões, Google Chrome vai mudar suas senhas se achar que elas são ruins. O recurso foi anunciado durante a conferência Google I/O. O intuito da investida será combater a vulnerabilidade de usuários que reutilizam ou mantêm senhas fáceis de serem violadas.
Segundo um post no blog oficial, quando o Chrome identificar uma senha comprometida durante um login, o Gerenciador de Senhas do Google apresentará uma opção para corrigi-la automaticamente.
Leia mais
- 15 anúncios do Google em inteligência artificial que podem transformar sua vida digital
- Óculos inteligente Android XR vem aí: veja o que você pode fazer com eles
- Fundador do Google admite: “errei muito com o Google Glass”
Chrome mudará a sua senha automaticamente, se detectar vulnerabilidades
Segundo explicação oficial da empresa: “Em sites compatíveis, o navegador poderá gerar uma substituição robusta e atualizar a credencial automaticamente.”
O anúncio durante este evento tem o objetivo de permitir que desenvolvedores adaptem plataformas antes da implementação, prevista para o final deste ano. Atualmente, o navegador já exibe alertas sobre senhas inseguras, mas a exigência de ação manual pode desencorajar a correção.

Usuário poderá negar mecanismo de atualização de senha do Google
Parisa Tabriz, vice-presidente do Chrome, elucidou em entrevista prévia ao evento: “Se algo é incômodo, as pessoas não farão isso. A automação é uma vitória tanto para a segurança quanto para a usabilidade.”
Para evitar problemas e preservar a autonomia do usuário, Parisa ressaltou que o browser só agirá com o consentimento explícito: “O controle sempre estará nas mãos do usuário.” A medida visa reforçar o equilíbrio entre conveniência e privacidade em um cenário de crescentes ameaças cibernéticas.
De toda forma, resta aguardar para observar a implementação na prática, e como isso impactará o dia a dia dos usuários.
E aí? O que achou da proposta da gigante da tecnologia? Compartilhe o seu ponto de vista nesta publicação e continue acompanhando o Mundo Conectado!
Fonte: The Verge | Blog Chrome

O futuro é agora!
Google lança serviço de IA por assinatura que custa US$ 250 por mês