

Foi inaugurado, nessa terça-feira (20,) o Centro Integrado de Inteligência Cibernética (Ciberint) em Belo Horizonte. A estrutura, instalada no Prédio Alterosas, atuará na prevenção, neutralização e repressão a atos criminosos relacionados a discursos extremistas e violência em escolas através do monitoramento digital de redes sociais, jogos online e ambientes restritos como deep web e dark web.
O Ciberint está localizado no primeiro andar do Prédio Alterosas, na sede da Agência Central de Inteligência da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Segundo informações da Agência Minas, o centro utiliza tecnologia avançada para monitoramento integrado de fontes abertas e ambientes digitais restritos.
Minas Gerais tornou-se o primeiro estado brasileiro a contar com um centro especializado neste tipo de monitoramento digital voltado à prevenção de ataques em ambientes escolares. O projeto mineiro foi selecionado em primeiro lugar entre mais de 700 propostas apresentadas ao Ministério da Justiça.
O trabalho preventivo contra violência escolar em Minas Gerais começou em 2023. A criação do Ciberint amplia a capacidade tecnológica para enfrentar atividades criminosas organizadas pela internet. O centro facilita o compartilhamento de informações entre forças de segurança e instituições parceiras.
A comunidade escolar de Minas Gerais, incluindo estudantes, professores e funcionários das instituições de ensino, é o público diretamente beneficiado pela iniciativa. O centro também oferece suporte às famílias de jovens identificados em situação de risco.
Desde o início das ações de monitoramento em 2023, as autoridades mineiras solucionaram 43 casos e impediram ataques planejados contra escolas no estado. O investimento total para implementação do centro foi de R$ 3 milhões, recursos obtidos junto ao Ministério da Justiça.
“Esse projeto foi apresentado ao Ministério da Justiça para a captação de recursos, concorreu com mais de 700 outros e foi selecionado em primeiro lugar. Recebeu R$ 3 milhões, que foram aplicados na estruturação do laboratório localizado no 1º andar do Prédio Alterosas. Nós temos, nesse laboratório, o trabalho integrado de todas as nossas forças, coordenadas pela Sejusp, com o objetivo de monitoramento do espaço digital, deep web e dark web”, declarou o vice-governador, Mateus Simões.
Mateus Simões destacou o foco preventivo da iniciativa: “Será utilizado para isso, mas o nosso principal objetivo é identificar aqueles jovens que estejam em situação que demande a atuação da família, da justiça, das estruturas médicas. Nós já temos vários casos que foram resolvidos a partir do nosso esforço digital. Até o momento, 43 casos já foram solucionados e ataques impedidos pela atuação das nossas polícias”.
O vice-governador também fez um alerta: “Nós temos certeza que, com essa nova estrutura, esse número vai crescer exponencialmente. É importante que as famílias entendam que a situação que conseguimos monitorar daqui é motivo de grande preocupação para todos nós”.
O trabalho no Ciberint será realizado de forma integrada por representantes de diferentes instituições, seguindo um protocolo de atuação desenvolvido conjuntamente, respeitando a autonomia de cada órgão participante.
- LEIA MAIS notícias sobre Minas aqui
O post Minas Gerais inaugura centro de inteligência para prevenir violência em escolas apareceu primeiro em Tribuna de Minas.