
O Itaipu Parquetec participou, na semana passada, do Sindepat Summit, realizado na cidade paulista de Campos do Jordão. O evento, promovido pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), é considerado o maior do setor no Brasil.
Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!
Leia também:
Hackatour Cataratas divulga vencedores da edição 2025 do desafio
A participação incluiu o anúncio da união, para um estudo, entre o Sindepat e o Observatório Nacional de Turismo Sustentável. Localizado em Foz do Iguaçu, o observatório surgiu de uma parceria entre o Parquetec e o Ministério do Turismo.
De acordo com o Itaipu Parquetec, o trabalho terá foco nos indicadores ESG (ambientais, sociais e de governança, na sigla em inglês). Nesse sentido, haverá um mapeamento do grau de maturidade dos parques e atrativos brasileiros em relação aos pilares do ESG.
Yuri Benites, diretor de Turismo do Parquetec, explica que a pesquisa não fará a elaboração de rankings ou comparativos entre os empreendimentos. O plano passa por criar uma metodologia para mensuração, devolutiva e disseminação de boas práticas.
“Os dados e análises gerados contribuirão para qualificar o posicionamento de mercado dos atrativos participantes”, aponta Benites, citado pela assessoria.
“Trata-se de uma oportunidade valiosa para que os parques compartilhem soluções e práticas bem-sucedidas, impulsionando um turismo cada vez mais responsável e inovador”, destaca.
Conforme o Parquetec, a coleta de dados começará em 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, com previsão de divulgação dos resultados ainda em 2025.
“Estamos olhando para o futuro do turismo com dados e corresponsabilidade. Essa parceria com o Sindepat é mais um passo para colocar o Brasil na liderança de um modelo de turismo mais sustentável e inteligente”, complementa Benites.
Observatório Nacional de Turismo Sustentável
Lançado em fevereiro, o observatório visa a suprir a carência de dados precisos e metodologias padronizadas para monitorar as interferências do turismo no Brasil. Itaipu Parquetec e Ministério do Turismo atuam como parceiros.
O órgão tem como público-alvo destinos turísticos, prefeituras e secretarias de Turismo, bem como empresas e instituições. O trabalho do observatório auxiliará, também, na execução do Plano Nacional de Turismo, que prevê ações em diversos setores até 2027.
(Com informações do Itaipu Parquetec)
O post Itaipu Parquetec fará estudo sobre sustentabilidade em atrativos do Brasil apareceu primeiro em Últimas Notícias de Foz do Iguaçu e Região – H2FOZ.