A Islândia é um país nórdico insular localizado no continente europeu. Famoso por sua cultura viking e impressionantes belezas naturais, o destino nunca decepciona: você pode ir uma, duas, três vezes e ainda assim se surpreender com a quantidade (e variedade) de atrativos reunidos em uma área relativamente pequena. Mas afinal: o que fazer na Islândia?
Você pode conhecer cânions, cachoeiras, gêiseres, glaciares, montanhas, campos de lava, praias de areia vulcânica, caverna de gelo, lagoa termal e, dependendo da época do ano, ainda ter a sorte de avistar Aurora Boreal. Você também pode visitar vilarejos vikings, museus, cafés, bares, restaurantes e barraquinhas de comida.
O que fazer na Islândia: 7 passeios que você não pode perder
1. City-tour cultural e gastronômico em Reykjavík
Tanto no verão quanto no inverno, um roteiro pela Islândia normalmente começa na charmosa Reykjavík, a capital mais ao norte do mundo. Com arquitetura marcante, como a icônica Hallgrímskirkja, e atrações culturais como o Harpa Concert Hall e o Museu Nacional da Islândia, a cidade combina história, arte e inovação. Para quem aprecia boa comida, o toque especial fica por conta da culinária islandesa — com paradas estratégicas para degustar pratos típicos como sopa de lagosta, peixe fresco e o famoso cachorro quente islandês.

Crédito da imagem: Terra Adentro Expedições
2. Península de Snaefellsnes
No extremo oeste, a Península de Snaefellsnes é uma síntese da Islândia em um só lugar. O cenário inclui falésias impressionantes, praias, vilarejos pitorescos, a igreja Budir (considerada uma das mais fotogênicas do mundo), além da famosa montanha Kirkjufell, cartão-postal da região. Para quem busca explorar lugares na Islândia que parecem ter saído de um filme, esse é um dos destinos mais completos e inspiradores. A península também é excelente para trilhas e observação de vida selvagem.
Junte-se à Adventure Club em um roteiro em Grupo Exclusivo para a Islândia.

Crédito da imagem: Terra Adentro Expedições
3. Golden Circle
O Golden Circle é uma região turística clássica, reunindo alguns dos principais pontos turísticos na Islândia. O roteiro inclui três atrações imperdíveis: o Parque Nacional Thingvellir, onde é possível ver a divisão das placas tectônicas da América do Norte e da Eurásia; o campo geotérmico de Geysir, com seus gêiseres ativos; e a imponente cachoeira Gullfoss, uma das mais famosas do país. Para completar o passeio, não deixe de provar o tradicional sorvete artesanal islandês em uma fazenda da região.

Crédito da imagem: Terra Adentro Expedições
4. Cachoeira Skógafoss e as clássicas paisagens do sul
O sul da Islândia é um espetáculo à parte. Um dos pontos altos é a imponente cachoeira Skógafoss, com seus 60 metros de queda livre e fácil acesso até a base. Para quem busca uma vista panorâmica, há uma escadaria que leva ao topo da queda, de onde partem trilhas mais longas por entre os vales e montanhas da região. Além dela, a região abriga outras atrações imperdíveis, como glaciares, campos de lava, cânions e praias de areia preta — incluindo a icônica Praia dos Diamantes, onde pedaços de icebergs brilham na areia vulcânica.

Crédito da imagem: Terra Adentro Expedições
5. Caverna de Gelo e Montanha Viking
O tour da Caverna de Gelo é um dos mais esperados pelos turistas que chegam à Islândia no inverno. Nesse passeio, entra-se em uma caverna de gelo azul situada sob o glaciar Vatnajökull, o maior da Europa. No mesmo dia, a sugestão é seguir com destino à cinematográfica Montanha Viking, já na costa leste do país. Lá, também é possível visitar uma vila viking, usada como cenário de filmes e séries.
Leia também: 11 curiosidades sobre a Islândia que talvez você ainda não saiba
6. Banho em águas termais, como a Blue Lagoon
Uma das experiências mais marcantes na Islândia é mergulhar em lagoas termais naturais cercadas por paisagens vulcânicas. A mais famosa delas é a Blue Lagoon, com suas águas ricas em sílica e minerais. Por estar localizada próximo ao aeroporto de Keflavík, muitos viajantes optam por visitá-la no início ou no fim da viagem. Mas, além da Blue Lagoon, o país conta com outras opções igualmente incríveis, como a Sky Lagoon, com vista para o mar nos arredores de Reykjavík; os banhos naturais de Mývatn, no norte da ilha; e até piscinas geotermais escondidas no meio da natureza.
7. Caça à Aurora Boreal
O que fazer na Islândia no inverno? Sem dúvidas, a principal atração entre os meses mais frios no país é a busca pela Aurora Boreal, um dos fenômenos naturais mais espetaculares do planeta. Também chamada de “Luzes do Norte”, a Aurora Boreal pode ser vista longe das luzes urbanas, em noites de céu limpo e com alta atividade solar. Diversos tours saem de Reykjavík rumo ao interior do país em busca desse espetáculo único e inesquecível.
Você também pode se interessar por: Aurora Boreal: o que é e onde ver este incrível fenômeno visual

Crédito da imagem: Terra Adentro Expedições
Antes de programar qualquer passeio na Islândia…
É importante ter em mente que, por se tratar de um destino remoto e com clima bastante instável, alterações na programação podem acontecer — como a troca de dias ou substituição de passeios por alternativas viáveis. Por isso, contar com uma agência especialista na Islândia faz toda a diferença. Além de oferecer suporte em tempo real, uma equipe experiente garante que você aproveite ao máximo cada momento da viagem, mesmo diante de imprevistos.
Quer explorar paisagens surreais e viver aventuras únicas?
Na Adventure Club, criamos roteiros autênticos e personalizados, com a curadoria de especialistas apaixonados por natureza e cultura nórdica. Trabalhamos com os melhores parceiros locais, garantindo segurança, conhecimento profundo da região e acesso a lugares secretos e pouco explorados, longe dos roteiros tradicionais. Se você quer viver a Islândia de forma única, intensa e inesquecível, fale conosco.