Ibovespa abre em queda de olho na ‘prévia do PIB’; dólar sobe

Foto: Freepik

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores, a B3, iniciou o primeiro pregão da semana em queda, com foco em indicadores econômicos e eventos que podem impactar os ativos locais. 

Por volta das 10h15 (horário de Brasília) o índice apresentava uma queda de 0,31%, aos 138.760 pontos.

Já o dólar comercial seguia o sentido contrário do Ibovespa, ao passo que avançava 0,39%, cotado a R$ 5,68.

Nesta segunda-feira (19), o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), conhecido como “prévia do PIB”, e que serve como um termômetro do desempenho da economia, surpreendeu com uma alta de 0,8%.

Apesar da alta no mês e da boa performance em 12 meses, o desempenho trimestral dessazonalizado (comparado ao trimestre anterior) aponta uma alta de 1,29%, o que indica um ritmo de crescimento mais contido.

Além disso, os agentes do mercado acompanham a divulgação do Boletim Focus, que nas últimas semanas tem mostrado projeções mais otimistas — ou, ao menos, menos pessimistas — para a economia brasileira.

Outro ponto de atenção são os recentes casos de gripe aviária. Alguns países anunciaram a suspensão temporária das importações de carne de frango do Brasil, medida que pode trazer efeitos negativos para empresas do setor e influenciar o desempenho da bolsa de valores.

No cenário internacional, os EUA tiveram sua classificação de crédito soberano rebaixada pela agência Moody’s Ratings. A decisão pode ter impacto no mercado de câmbio e influenciar o comportamento do dólar ao longo do dia.

Ibovespa inicia semana pressionado por cenário externo e incertezas ficais

O Ibovespa começa a semana sob pressão, refletindo o impacto de fatores externos adversos e preocupações com o cenário fiscal brasileiro. A notícia do rebaixamento da nota de crédito dos EUA pela Moody’s Ratings adiciona um tom negativo aos mercados globais, enquanto os investidores locais permanecem atentos aos sinais do governo sobre controle de gastos.

“A gente já começa a semana com uma notícia não muito boa para os Estados Unidos, um downgrade dado pela Moody’s, uma agência de classificação de risco muito grande, muito relevante”, destaca Alison Correia, analista de investimentos e sócio-fundador da Dom Investimentos.

Ele observa que a nota dos EUA foi rebaixada de AAA para AA1, movimento que reflete o aumento da desconfiança em relação à estabilidade fiscal americana, agravada por medidas protecionistas adotadas durante a gestão Trump.

Segundo Correia, esse ambiente de maior aversão ao risco tende a afetar mercados emergentes, como o Brasil, e contribui para um início de pregão mais cauteloso. O analista lembra que, apesar dos ganhos recentes do Ibovespa, que registrou recordes na semana passada, o cenário atual é de incerteza.

Especulações sobre eventuais medidas populistas por parte do governo federal elevaram o nervosismo, levando o Ministério da Fazenda a se manifestar publicamente.

“O Haddad teve que vir se explicar, a Fazenda teve que emitir uma nota falando que não vai ter movimentações de mais gastos”, afirma.

Com uma agenda econômica doméstica considerada fraca para os próximos dias, o foco do mercado se volta para falas de dirigentes do Federal Reserve e para o andamento das políticas fiscais no Brasil.

Por outro lado, o Boletim Focus trouxe um alívio ao manter a previsão da Selic em 14,75% até o fim do ano, indicando, segundo Correia, que “podemos de fato ter chegado ao topo do ciclo de alta de juros”.

Agenda do dia

Indicadores

▪️ 05h00 – Fipe: IPC semanal

▪️ 06h00 – Zona do euro: CPI de abril

▪️ 08h25 – BC: Pesquisa Focus

▪️ 09h00 – BC: IBC-Br de março

▪️ 14h00 – SPE/Fazenda divulga grade de parâmetros macroeconômicos

▪️ 15h00 – MDIC: Balança comercial semanal

▪️ 22h30 – China decide juros das LPRs de 1 e 5 anos

Eventos

▪️ 14h30 – Neel Kashkari (Fed) fala em evento

▪️ 09h30 – Diretores do BC participam de reuniões trimestrais com economistas

▪️ 09h30 – Raphael Bostic (Fed) discursa em evento

▪️ 09h45 – Philip Jefferson (Fed) fala

▪️ 09h45 – John Williams (Fed) participa de conferência

▪️ 10h00 – Galípolo palestra em conferência do Goldman Sachs, em SP

▪️ 14h00 – Nilton David fala sobre câmbio na Live do BC

▪️ 14h15 – Lorie Logan (Fed) discursa

O post Ibovespa abre em queda de olho na ‘prévia do PIB’; dólar sobe apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.