Itaú (ITUB4) prevê Selic a 14,75% em nova projeção

Itaú
Itaú / Foto: Divulgação

O banco Itaú (ITUB4) revisou sua perspectiva para a taxa de juros do Brasil (Selic) e passou a ver manutenção no atual patamar de 14,75% até o fim de 2025. O informe emitido ao mercado nesta sexta-feira (16) reduziu as perspectivas do relatório anterior onde previa uma taxa de juros a 15,25% no encerramento do ano.

A companhia destaca em seu relatório que o BC (Banco Central) parece ter ganhado confiança de que a política monetária está em patamar suficientemente alto para gerar uma desaceleração na economia nacional. Para os analistas do banco, a atividade está desacelerando.

“Soma-se a isso a aparente escolha pela estratégia de manutenção de juros elevados por tempo prolongado”, apontou o relatório assinado pelo economista-chefe do Itaú, Mario Mesquita.

O Itaú disse ainda que não vê espaço para cortes de juros neste ano, diante das expectativas desancoradas e da atividade ainda resiliente. “A avaliação das autoridades sobre os possíveis efeitos da mudança no ambiente externo estabeleceu, em nossa visão, uma barra relativamente alta para um novo ajuste da Selic em junho”, completou.

Projeções e inflação

Também foi mantida a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2025 em 2,2% e de 2026 em 1,5%. Em relação a inflação, o IPCA foi mantido em uma porcentagem de 5,5% para 2025 e 4,4% em 2026.

 “A desaceleração da atividade deve ficar mais clara apenas no segundo semestre do ano, depois de uma boa performance no início do ano puxada pelo setor agropecuário e consumo sustentado por renda elevada”, disse o banco.

Itaú (ITUB4) prevê desaceleração do crédito em 2025

Itaú Unibanco (ITUB4) reafirmou nesta sexta-feira (9) sua previsão de desaceleração no crescimento do crédito para 2025, mesmo após registrar um desempenho robusto no primeiro trimestre do ano.

Segundo o presidente-executivo do banco, Milton Maluhy Filho, a expectativa é que a expansão da carteira de crédito fique entre 4,5% e 8,5% ao longo do ano, refletindo os efeitos de uma política monetária mais restritiva no país.

“Estamos em um momento de política monetária mais restritiva, o que leva a uma queda na demanda”, afirmou Maluhy durante entrevista coletiva para comentar os resultados financeiros do primeiro trimestre. No período, a carteira de crédito total do banco cresceu 13,2% em relação aos 12 meses anteriores, indicando um desempenho acima das expectativas.

O post Itaú (ITUB4) prevê Selic a 14,75% em nova projeção apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.