O Web Summit Rio se consolidou, na edição de 2025, como um dos principais eventos de tecnologia e inovação da América Latina. Neste ano, reuniu mais de 34 mil participantes, de 102 países, e destacou tendências emergentes e soluções inovadoras em diversos setores, especialmente em tecnologia, meios de pagamento e soluções financeiras.
Entre as novidades, foram apresentadas muitas soluções de inteligência artificial (IA). Trata-se de um movimento bastante forte no segmento financeiro e na área de atendimento. Mas evidente também em serviços de startups emergentes focadas em vendas e marketing através de IA.
Em paralelo, o setor financeiro também foi um grande destaque, com temas como embedded finance (a integração de serviços financeiros em plataformas não bancárias), tokenização e evoluções em meios de pagamento. Muitas soluções utilizam cada vez mais a potência da tecnologia baseada em nuvem para ganhar escala, otimizar custos e gerar resiliência.
Ficou evidente no WebSummit que soluções capazes de otimizar o trabalho e acelerar os processos irão se consolidar. Nesse contexto, a IA e abordagens com tecnologias com arquiteturas robustas estão sendo a base para a criação, cada vez mais comum, de hubs de serviços para o mercado financeiro e empresas que desejam desenvolver produtos financeiros personalizados para seu ecossistema.
Veja a seguir, alguns temas que observamos nesta edição do WebSummit que combinam IA e otimização com uso da tecnologia:
Automação e robótica avançada: a automação de processos robóticos (RPA) continuará a crescer, permitindo às empresas automatizar tarefas repetitivas, aumentar a eficiência operacional, melhorar o FCR (First Call Resolution) e a qualidade das informações e serviços prestados aos clientes.
IA conversacional: o avanço em chatbots e assistentes virtuais permitirá interações mais naturais e eficientes. Tecnologias como o processamento de linguagem natural (NLP) permitirão que esses sistemas entendam e respondam a perguntas de maneira mais eficaz, tanto para as áreas operacionais quanto para o desenvolvimento de novos produtos tecnológicos e serviços para os clientes. Além disso, a convergência da IA com a análise de dados possibilitará a criação de estratégias dinâmicas para ambientes de negócios.
IA para cibersegurança: com o aumento das ameaças cibernéticas, a IA vem se consolidando como uma ferramenta importante no suporte a detecção de problemas. Em breve, será um componente crucial na segurança da informação, permitindo a detecção de padrões anômalos e a resposta a incidentes de maneira proativa e automática. Já vemos aplicações práticas desse modelo para questões de privacidade. Sua expansão é esperada para os times de defesa (Blue & Purple Teams) e os times de simulação de ataques (Red Team).
Facilidade de integração com diferentes serviços: vemos o crescimento da oferta de hubs de serviços criados para facilitar o desenvolvimento de negócios e a ativação de clientes em um único lugar. Empresas e empreendedores poderão se concentrar cada vez mais em inovar no modelo de negócio, no relacionamento e na qualidade do atendimento aos clientes finais.
Soluções financeiras disruptivas: os hubs de serviços ampliam cada vez mais o alcance do embedded finance, que está em constante evolução e permitirá a inclusão financeira de uma grande parte da população desbancarizada através de empresas dos mais diversos setores. A utilização de tecnologias que possibilitam a criação desses ecossistemas completos, oferecendo produtos como contas digitais, cartões, soluções inteligentes de captura e adquirência, empréstimos e seguros, entre outros serviços, é a tendência. Mais uma vez, explorar as possibilidades do uso de infraestuturas em nuvem, permitirá inovar com rapidez e oferecer soluções escaláveis e flexíveis para atender diferentes necessidades e setores.
Disponibilidade de dados em tempo real: A aplicação de arquiteturas voltadas a eventos permite a visualização de dados em tempo real, o aumento das possibilidades de ofertas e serviços dentro do ambiente de negócio, melhorias na experiência do cliente e a identificação, de forma antecipada, de eventuais fraudes e desvios nos processos, evitando rupturas operacionais e/ou do negócio. Além disso, o avanço da aplicação de recursos de análise de dados vai trazer maior número de insights para o redirecionamento das estratégias de negócio em tempo real, e a criação de ofertas personalizadas para os clientes, aumentando o dinamismo dos negócios, conforme a necessidade do momento.
Participar de um evento internacional, como o Web Summit, é fundamental para apresentar soluções a uma audiência global, incluindo parceiros e potenciais clientes. Também é uma oportunidade para encontrar líderes globais da indústria, trocar informações e construir uma rede de contatos valiosa, que pode resultar em colaborações, parcerias e oportunidades de estabelecer novos negócios e contratos.
A Asaptech está plenamente equipada para atender às novas tendências que estão surgindo. Com uma arquitetura robusta 100% na nuvem, oferecemos grande escalabilidade e eficiência de custos. Além disso, disponibilizamos soluções sistêmicas para instituições que ainda não são financeiras, bem como para aquelas que já operam no setor e buscam evoluir tecnologicamente em seus processos.
*Isaías Almeida Jr é fundador e CEO da AsapTech, empresa de tecnologia voltada ao mercado financeiro, que oferece soluções modulares para bancos digitais, plataformas de cartão e meios de pagamentos, com interface 100% na nuvem.
O post IA domina o Web Summit 2025 apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.