A Apple deve apresentar durante a WWDC 2025 um novo recurso de gerenciamento de bateria com inteligência artificial no iOS 19. A funcionalidade faz parte do pacote Apple Intelligence, e a empresa de Cupertino planeja lançar a novidade para todos os modelos compatíveis com o novo sistema operacional.
O sistema também incluirá um indicador de carregamento na tela de bloqueio. A funcionalidade mostrará o tempo estimado necessário para carregar totalmente a bateria do dispositivo. Dessa forma, permitirá ao usuário planejar melhor o uso. Assim, a gestão de bateria no iOS 19 se tornará mais personalizada.

Leia também: Apple planeja atualização para AirPods com tradução de conversas ao vivo
A expectativa é que esse recurso acompanhe o lançamento do iPhone 17 Air, que terá design ultrafino e, por consequência, uma bateria menor. A Apple pretende compensar essa limitação com o novo sistema inteligente de gerenciamento energético, embora a empresa também vá oferecer o recurso em outros iPhones compatíveis com o iOS 19.
iOS 19 usará IA para reduzir consumo de energia
A tecnologia usa dados de uso do dispositivo para prever padrões. Assim, consegue reduzir o consumo de energia por aplicativos em segundo plano. De acordo com informações da Bloomberg, o recurso utilizará dados coletados ao longo do tempo para entender como cada usuário interage com o iPhone.
A partir dessa análise, o iOS 19 ajustará automaticamente o uso de energia. Assim, será capaz de reduzir o consumo em apps ou funções menos utilizados, especialmente quando o nível de bateria estiver baixo ou o aparelho estiver em repouso.
Leia também: iOS 19 deve redefinir visual da câmera no iPhone

Além do recurso de gerenciamento de bateria, o iOS 19 trará uma reformulação visual inspirada no design do visionOS, o sistema do Apple Vision Pro. A atualização também incluirá melhorias no app Saúde, novas funções para a Siri e uma abordagem mais funcional em toda a interface, com foco em estabilidade e redução de falhas.
Especialistas com acesso prévio à atualização destacam que a Apple tem pressionado suas equipes para tornar o iOS 19 mais robusto do que edições anteriores. A empresa pretende demonstrar essas mudanças durante a apresentação oficial do sistema na conferência de desenvolvedores, que ocorrerá em junho. A Apple deve lançar o sistema para o público geral em setembro.
Fonte: Engadget

preparado?
Veja a lista de iPhones que serão compatíveis com o iOS 19 em 2025