TAEs da UFJF e IF Sudeste paralisam atividades e aprovam novas mobilizações

Foto Reproducao Redes Sociais

Na tarde desta segunda-feira (12), servidores Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) realizaram uma paralisação na Universidade. A ação foi promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (Sintufejuf) e integrou o Dia Nacional de Paralisação convocado pela federação sindical.

O protesto teve como foco a cobrança pelo cumprimento integral do acordo firmado com o Governo federal após a greve de 113 dias realizada em 2024. Segundo os organizadores, pontos centrais do compromisso ainda não foram implementados, como a reestruturação da carreira, a jornada de 30 horas semanais, o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) para todos os técnico-administrativos em educação (TAEs), o reposicionamento de aposentados, condições adequadas de trabalho e regras de transição para progressão na carreira.

Durante o ato, os manifestantes exibiram faixas com os dizeres “#ACELERAUFJF” e “Pelo cumprimento do acordo de greve”, reforçando a reivindicação pela aceleração da progressão por capacitação. A mobilização ocorreu no mesmo dia em que o Ministério da Educação (MEC) instalou a Mesa Setorial de Negociação com representantes da categoria, o que, segundo os participantes, reforça a importância de manter a pressão por avanços concretos.

Na última reunião com o Ministério da Educação (MEC), realizada em 6 de maio, a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA) cobrou respostas imediatas quanto ao cumprimento do acordo firmado após a greve de 2024. Durante o encontro, o MEC se comprometeu a convocar a Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC) e apresentar devolutivas em breve. No entanto, o silêncio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) tem aumentado a insatisfação da categoria.

A pressão por avanços concretos também é reflexo das deliberações da Plenária Nacional da FASUBRA, encerrada em 26 de abril. Na ocasião, ficou estabelecido o dia 31 de maio como prazo final para que o governo federal apresente os instrumentos necessários à efetivação dos compromissos assumidos. Caso não haja avanços até essa data, uma nova greve nacional poderá ser deflagrada.

Nova paralisação é anunciada

Além da paralisação realizada nesta segunda-feira (12), a categoria já aprovou novas mobilizações. A assembleia local decidiu pela suspensão das atividades nos dias 22 e 23 de maio, aderindo ao calendário nacional de 48 horas de paralisação convocado pela FASUBRA. Também está confirmada a participação na Caravana a Brasília, prevista para os mesmos dias, em mais uma tentativa de pressionar o governo a cumprir o acordo firmado com os técnico-administrativos em educação.

A Tribuna demandou a UFJF e o IF Sudeste, mas até a publicação desta matéria não houve retorno.

  • LEIA MAIS notícias sobre Juiz de Fora aqui

O post TAEs da UFJF e IF Sudeste paralisam atividades e aprovam novas mobilizações apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.