O Samsung Galaxy S25 FE e o Dimensity 9400 podem aparecer juntos em 2025, segundo rumores sobre mudanças estratégicas da Samsung para manter o bom custo-benefício da linha.
A Samsung poderá equipar o Galaxy S25 FE com o chipset Dimensity 9400, da MediaTek, caso enfrente dificuldades na produção do Exynos 2400e. A informação foi divulgada por veículos internacionais especializados em tecnologia e reforça a busca da empresa por um equilíbrio entre desempenho e preço.
Leia mais:
- Atualize já! Celulares Galaxy S22, Galaxy S23, Flip 4 e Fold 4 recebem a One Ui 7 no Brasil
- Samsung lança celular Galaxy F56; veja especificações
- Beyond Slim: Samsung marca data de lançamento do Galaxy S25 Edge
Chipset mais potente em celular acessível
Tradicionalmente, os modelos da linha de smartphones “Fan Edition” trazem características premium com um preço mais competitivo. No entanto, para alcançar esse equilíbrio, a Samsung costuma fazer alguns cortes estratégicos, como utilizar seus próprios chips Exynos. Ainda assim, segundo relatos recentes, a marca considera usar um processador mais potente e fabricado por outra empresa, a MediaTek.
OneUI 8 vai elevar RAM Plus para além de 8 GB em celulares da Samsung
O Dimensity 9400, desenvolvido com litografia de 3 nm pela TSMC, é um chip considerado de alto desempenho e mais caro do que os modelos Exynos. A adoção dele no Galaxy S25 FE poderia representar um salto considerável de performance em relação a edições anteriores da linha.

Motivo da possível mudança
O motivo da possível substituição está na limitação da cadeia de produção. A Samsung pode não conseguir fabricar unidades suficientes do Exynos 2400e para abastecer toda a demanda prevista para o Galaxy S25 FE. Para evitar atrasos ou restrições de mercado, a empresa teria optado por deixar o Dimensity 9400 como uma alternativa viável.
Ainda assim, os planos da gigante sul-coreana continuam voltados majoritariamente ao uso de processadores próprios. A mudança para o chip da MediaTek só aconteceria caso haja uma escassez crítica de Exynos.
Sem aumento de preço previsto
Mesmo com a possível adoção de um chip mais caro, as informações de bastidores indicam que a Samsung não deve aumentar o preço do Galaxy S25 FE. A empresa estaria comprometida com a ideia de manter o modelo como uma opção acessível, especialmente em mercados onde o custo-benefício é um fator decisivo para o consumidor.
Melhor celular intermediário com IA? Testamos o Galaxy A56
Isso significa que, mesmo com um componente premium, o S25 FE manteria seu posicionamento competitivo, podendo até se destacar como uma das melhores opções da categoria intermediária-premium.
Lançamento deve acontecer até o fim de 2025
O Galaxy S25 FE está previsto para chegar ao mercado até o fim de 2025, seguindo o cronograma habitual da linha FE. Como ainda faltam meses para o anúncio oficial, é possível que mais informações surjam até lá, inclusive sobre qual será o chip definitivo usado no modelo.
Em todo caso, a discussão sobre a troca do Exynos 2400e pelo Dimensity 9400 mostra que a Samsung está disposta a garantir um bom desempenho para os usuários, mesmo diante de desafios na produção.

História
Muito além do Windows! Mudanças internas na Microsoft e estratégias do Nadella
Fonte: notebookcheck