Hoje em dia, ao comprar um novo alto-falante inteligente, além dos seus recursos principais, como servir de alarme e até mesmo atender ligações, o pequeno assistente também pode ter outras funcionalidades menos óbvias. Pensando nisso, saiba o que significam as cores das luzes das caixas Amazon Echo com Alexa.
Em muitos momentos, avisos luminosos podem servir somente para indicar o funcionamento ou o repouso do equipamento.
Porém, no caso do Amazon Echo, também podem servir como uma espécie de “código”, para alertar sobre possíveis problemas, sinalizar a ativação do microfone e mais.

Leia mais
- Fórmula E: Driver estreia na Amazon Prime Video
- Motorheads | Prime Video divulga trailer da nova série original
- A Melhor Irmã: série do Prime Video com Elizabeth Banks e Jessica Biel ganha trailer
Aprenda agora o que significam as cores das luzes das caixas Amazon Echo com Alexa
Separamos os principais alertas luminosos para que você domine o seu alto-falante inteligente e tecnológico:
- Luz amarela intermitente
A sinalização geralmente é acompanhada por um alerta sonoro característico. A luz amarela piscante indica que a Alexa tem uma notificação — ou que perdeu um lembrete registrado previamente.
Um dos motivos mais comuns para o aviso amarelo é a entrega de um pacote da Amazon. Para ativar o recurso, basta dizer “Alexa, leia minhas notificações” para ouvir os alertas. A luz desaparecerá após a leitura. Se quiser ignorá-los, fale: “Alexa, apague todas as minhas notificações”.
- Luz vermelha fixa
Esta sinalização fixa indica que o microfone está silenciado (ou a câmera desativada). Pressione novamente o botão de mudo para desativar a luz.
Ninguém tocou no botão? Então, o vermelho sinaliza um erro — como falha na conexão Wi-Fi ou um problema com a Alexa. Como é de se esperar de uma iluminação com esta cor, geralmente indica que há algo errado — se você não pressionou nenhum botão.
- Anel de luz azul com segmento azul-claro giratório
Esta opção é simples de entender. Toda vez que a Alexa é ativada, uma luz azul aparece, com um segmento mais claro apontando na direção em que ela está ouvindo.
O azul também surge quando o dispositivo processa seu comando de voz. Se não acender, a Alexa não está ouvindo (ou não identificou a sua voz). Um breve brilho azul também pode indicar atualização de software.
- Luz laranja giratória
Ao conectar um novo Echo, a luz laranja giratória mostra que o equipamento está em modo de configuração.
Se aparecer sem ser na primeira ativação, significa que o dispositivo está tentando se reconectar à internet, em caso de queda de conexão.
- Luz verde intermitente ou giratória
O verde pulsante indica uma chamada recebida. Diga “Alexa, atender” ou “Alexa, ignorar”.
Se for giratória, alguém fez uma conexão direta ou a Alexa iniciou uma chamada por engano. Para encerrar, basta falar: “Alexa, desligar”.
- Luz roxa
Ao ativar o modo “não perturbe” (que bloqueia chamadas e notificações, mas não alarmes, como é de se esperar), o Echo exibe uma sinalização breve em roxo. Já a sinalização de roxo fixo durante a configuração inicial indica falha no processo de conexão Wi-Fi.
- Luz branca giratória
Assinantes do Alexa Emergency Assist verão essa luz se o dispositivo estiver em modo “ausente”. Para desativar, fale: “Alexa, estou em casa”. A única outra ocasião para a luz branca é durante ajustes de volume.
É possível desativar o anel de luz do Amazon Echo?
Não é possível desligá-lo por completo, mas ativar o modo Não Perturbe minimiza as notificações, com exceção dos alarmes. Para ativar esse modo, siga as seguintes etapas:
- Abra o app da Alexa, clique em “Dispositivos” > “Echo & Alexa” > escolha o seu dispositivo;
- Ative o modo “Não perturbe”;
- Para programar o modo, vá até as “Configurações” do Echo, role até “Não perturbe”, ative “Agendado” e defina os horários desejados.
Pronto! Chegamos ao fim da nossa publicação! O que você achou das dicas e dos direcionamentos? Compartilhe o seu ponto de vista e continue acompanhando o Mundo Conectado!

Trabalho sem gente
Amazon cria robô capaz de sentir toque em objetos