O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou um novo mapa-múndi, dessa vez invertido, trazendo o Brasil no centro do mundo e com o Sul no topo da imagem. A novidade já está disponível para venda no site do IBGE.
O lançamento é feito no ano em que o Brasil tem ativa participação nos debates e perspectivas do Sul Global e do cenário mundial, em especial por presidir o BRICS e o Mercosul e receber a COP 30.
+Mapa-múndi do IBGE com Brasil no centro vira polêmica: como surgiu o ponto zero dos mapas?
O novo mapa também traz destacados os países que compõe o BRICS, o Mercosul, os países de língua portuguesa e do bioma amazônico, também a cidade do Rio de Janeiro, como capital dos BRICS, a cidade de Belém, como capital da COP 30 e o Ceará como sede do Triplo Fórum Internacional da Governança do Sul Global, que acontecerá entre os dias 11 e 13 de maio.
Como adquirir o mapa-múndi
O novo mapa-múndi poderá ser adquirido a partir de hoje, 9, na loja do IBGE (com prazos de entregas variados), no endereço virtual https://loja.ibge.gov.br/. E as compras físicas a partir de segunda-feira, 12, no Palácio da Fazenda, no Rio de Janeiro.
A livraria do IBGE lança uma promoção de 30% de desconto para os clientes que forem presencialmente comprar o mapa no endereço no Rio.
O mapa invertido está errado?
A convenção cartográfica do Norte para cima e do Leste para a direita foi estabelecida pelo astrônomo Ptolomeu e foi amplamente adotada por outros cartógrafos. No entanto, não existe uma razão técnica para colocar os pontos cardeais nas direções convencionais.
Segundo a geógrafa Nicole De Armendi, a orientação dos mapas “afirma posições de poder, traça certas redes globais e estabelece relações hierárquicas entre as nações e os continentes”.
O post IBGE lança mapa-múndi invertido com o Sul no topo do mundo; saiba como adquirir apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.