

Neste sábado (10), às 17h, o Cine-Theatro Central recebe em apresentação única o espetáculo infantil “O tubarão martelo e os habitantes do fundo do mar”. O musical, criado a partir de animações sobre o animal marinho que somam mais de 40 milhões de visualizações no YouTube, traz a história de um navegador que parte para o oceano em busca de um grande tesouro e descobre, no caminho, vários outros tipos de tesouro além dos de ouro e joias. A peça é indicada para crianças a partir de um ano de idade e suas famílias. Os ingressos podem ser adquiridos pela plataforma Ingresso Digital.
De acordo com Cláudio Fraga, idealizador e roteirista do musical, a história surgiu inicialmente para ser o tema da festa de fim de ano da escola de seu filho. Feita “sem pretensão nenhuma”, a festividade foi um sucesso, contando com dez músicas sobre os personagens da história. Cláudio conta que os pais começaram a pedir que a apresentação fosse levada para o Brasil e, a partir desse pedido, criou as animações dos habitantes do fundo do mar.
O tubarão martelo surgiu quando o idealizador do musical observou seu filho nadando em zigue-zague, assim como o peixe protagonista de sua história faz nos oceanos. Mas Cláudio explica que a escolha desse animal marinho também se dá por outra razão: “Achei o nome do projeto e o personagem com meu filho, em uma aula de natação, mas escolhi o tubarão martelo também por ser um personagem diferente, para trazer inclusão social para a história, mostrando que ser diferente é normal, que ser diferente tem sua beleza”.
A inclusão está presente, além da história, no palco, já que o musical conta desde 2015 com intérprete de libras. O entendimento da infância como algo universal, faz com que, segundo Cláudio, muitas famílias com crianças autistas se reconheçam no projeto do tubarão martelo. Outro tópico tratado é a preservação ambiental, que é abordada por meio das músicas características dos animais marinhos, buscando ressaltar a importância do meio ambiente.
Cláudio acredita que o musical é um reforço no que já é trabalhado nas escolas, na televisão e em demais situações do cotidiano das crianças, como a reclamação dos pais sobre o calor. “As crianças percebem que algo está acontecendo. Nosso projeto fala sobre isso de uma forma lúdica. Como a criança está nesta fase de formação, é importante que ela saiba que o lixo deve ser jogado no lixo, que é necessário cuidar das plantas e dos bichos, e que é preciso cuidar da nossa casa, o planeta Terra”, destaca o idealizador.
Narrativa de ‘Tubarão martelo’
Na narrativa, um navegante procura por tesouros no oceano, mas acaba percebendo, ao conhecer os habitantes do fundo do mar, que os tesouros sempre estiveram em sua volta, com toda a beleza que a biodiversidade e a a riqueza da vida e o amor ao planeta apresentam. E, claro, com a percepção de que o tesouro é a própria vida. O carinho entre os pais e os filhos também é abordado na apresentação. “É muito comum ver os pais abraçando os filhos após a sessão. Na correria da vida acabamos não nos dando conta na riqueza que está às vezes nas pequenas coisas, na natureza ao nosso redor.”
Como projeto surge no âmbito escolar, Cláudio destaca que o musical trabalha em suas canções sílabas e fonemas, para ajudar na dicção e no desenvolvimento das crianças, já que a apresentação é voltada para crianças na primeira infância (de 0 a 7 anos) e suas famílias. “O tubarão martelo e os habitantes do fundo do mar” tem 50 minutos de duração. As canções possuem vários ritmos, variando entre o blues, o rock, o reggae, o pop, o afoxé e outros. Além do navegador e do tubarão, são personagens da história sereias, baleia, estrelas do mar, tartarugas marinhas, golfinho, polvo, siri e demais animais marinhos.
A direção do musical é de Carlos Magalhães (Magá), com 40 anos de experiência em televisão, reconhecido por uma indicação ao Emmy Awards, direção de novelas, minisséries e programas variados na TV Globo, como os infantis Sítio do Pica Pau Amarelo e TV Globinho, além do Criança Esperança 2015. O espetáculo é realizado com o patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Confira aqui o canal no Youtube.
Serviço
- No sábado (10), às 17h
- No Cine-Theatro Central (Praça João Pessoa – Centro)
- Classificação: Livre
- LEIA MAIS sobre cultura aqui
*Estagiário sob supervisão da editora Cecília Itaborahy
O post Espetáculo infantil: ‘O tubarão martelo e os habitantes do fundo do mar’ chega a Juiz de Fora neste sábado apareceu primeiro em Tribuna de Minas.