A Slate Auto, startup norte-americana com Jeff Bezos como um de seus principais investidores, acaba de apresentar ao mundo sua primeira picape elétrica, chamada simplesmente de Truck. A novidade estreia com o ousado objetivo de entregar mobilidade acessível e eficiente, custando a partir de US$ 20 mil.
Criada em 2022, a Slate Auto surge como mais uma empresa no portfólio de investimentos de Jeff Bezos. A proposta da marca é clara: oferecer veículos simples, elétricos e baratos, ignorando o luxo para priorizar a acessibilidade. O CEO da empresa, Chris Barman, afirma que “a definição do que é acessível está quebrada” e que a empresa quer devolver o poder de escolha ao consumidor que foi negligenciado pela indústria tradicional.
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Design simples, interior enxuto e foco na função
A picape elétrica Truck será vendida com cabine simples e tem design minimalista, com linhas retas e um visual retrô. Suas dimensões são compactas: 4,43 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,76 m de altura e entre-eixos de 2,76 m. As rodas padrão são de 17 polegadas, com opção de upgrade para 20”.
Na parte interna, a Truck entrega o básico: vidros manuais com manivela, retrovisores com ajuste manual e ausência de sistema multimídia, substituído por um suporte para smartphone. Apesar disso, oferece segurança com seis airbags, frenagem automática de emergência e câmera de ré com imagem exibida no quadro de instrumentos.



Capacidade de carga, frunk e possibilidade de virar SUV
A caçamba da picape tem capacidade útil de 994 litros e, na dianteira, um compartimento adicional com trava (o “frunk”) oferece mais 198 litros. A Truck pode carregar até 635 kg e rebocar até 450 kg, com peso total de 1.635 kg.
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Um dos diferenciais é a possibilidade de transformação em SUV. A Slate venderá um kit de conversão com capota, janelas laterais, banco traseiro com três lugares, barras de proteção, bagageiro de teto e até airbags adicionais. A instalação poderá ser feita pelo próprio comprador.
Motor elétrico e duas opções de bateria
A motorização da Truck é composta por um único motor traseiro com 204 cv de potência e 27 kgfm de torque. Não há opção de tração integral. A versão básica traz bateria de 52,7 kWh, com autonomia de 240 km (ciclo EPA), e há a possibilidade de upgrade para uma bateria de 84,3 kWh, que estende o alcance para 385 km.

As baterias são fornecidas pela SK On, empresa sul-coreana que também equipa veículos da Hyundai e da Kia. Segundo a Slate, a picape vai de 0 a 100 km/h em 8 segundos e alcança velocidade máxima de 145 km/h. A suspensão dianteira é McPherson e a traseira adota eixo rígido.
Modelo direto ao consumidor e produção em larga escala
Seguindo o modelo da Tesla, a Slate venderá seus carros diretamente ao público, sem concessionárias. A empresa também planeja criar centros de serviço próprios para manutenção e suporte.
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As vendas devem começar nos Estados Unidos no final de 2026, e até lá a Slate pretende construir uma fábrica (em local ainda não anunciado). O plano é atingir capacidade máxima de produção de 150 mil unidades anuais entre 2027 e 2028.
O preço base de US$ 20 mil (aproximadamente R$ 113 mil) considera incentivos fiscais. Sem os benefícios do governo, o valor pode subir para até US$ 27 mil (R$ 153 mil).

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Fonte: clickpetroleoegas