Água escura afeta rotina e preocupa moradores em Torreões

água escura Torreões

Moradores de Torreões, distrito na Zona Rural de Juiz de Fora, têm enfrentado sérios problemas com a qualidade da água fornecida pela Cesama às residências da região. Segundo relatos de moradores, a água apresenta uma tonalidade turva e escura, e o problema persiste desde janeiro deste ano. O presidente da Associação de Moradores e residente do bairro, Vânio da Aparecida Nunes, explicou em entrevista que, inicialmente, os casos eram isolados e não ocorriam todos os dias. No entanto, desde o dia 12 de abril, ele começou a receber reclamações quase diárias sobre o mesmo problema em diferentes casas do distrito. De acordo com o líder comunitário, nesta segunda-feira (5), a situação do abastecimento se agravou, e a Escola Municipal Dom Justino José de Sant’anna precisou suspender parcialmente as aulas, afetando o andamento das atividades escolares.

Vânio detalha que a água não sai constantemente suja. Em sua casa e na de outros moradores, quando a torneira é aberta, a água apresenta uma tonalidade escura, mas, após alguns minutos de vazão, ela volta ao estado normal, transparente. Embora não haja registros de doenças associadas à qualidade da água, o presidente da entidade destacou que os moradores estão preocupados com a possibilidade de a água causar algum tipo de intoxicação.

A Associação de Moradores entrou em contato com a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), a qual informou que o tratamento da água está ocorrendo de forma regular na estação e que a água fornecida é tratada e adequada para o consumo. Ainda segundo Vânio, a companhia sugeriu que a causa do problema pode estar na tubulação que leva a água da estação até as casas de Torreões.

A situação foi denunciada na esteira do aumento de 7,95%  nas contas de água e esgoto em Juiz de Fora. Conforme a Cesama, o reajuste, na última quinta-feira (1º), foi determinado conforme estudo tarifário realizado pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG). “Cabe à Arisb-MG definir o reajuste anual das tarifas de água e esgoto, estabelecendo valores que sejam justos, tanto para o usuário quanto para a Cesama”.

  • LEIA TAMBÉM: Conta de água já está mais cara em Juiz de Fora; confira o aumento

Mãe de criança de 1 ano teme contaminação por água da cor de café

água escura Torreões
Moradora da praça de Torreões mostra água saindo da torneira na cor de café (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

A esteticista Vanessa Nunes, de 27 anos, mora na praça de Torreões e começou a perceber a água suja há algumas semanas. “Na minha casa, tudo funciona com a água direto da rua, já que minha caixa é pequena e só a usamos na falta da água direta. Então consigo acompanhar em tempo real o que está acontecendo”, detalha a residente, que publicou um vídeo na rede social Instagram nesta segunda de manhã, mostrando o líquido saindo da torneira na cor de café. “Estamos vivendo essa situação. Tenho notado a água suja já há um mês mais ou menos, esporadicamente e em horários diferentes.”

A esteticista tem um filho de 1 ano e 10 meses, o que aumenta ainda mais sua preocupação com a qualidade. “Nós que temos criança pequena usamos água o tempo todo. E, no meu caso, que utilizo a água direto da rua em toda a casa, afeta todo o funcionamento: banheiros, cozinha, usamos essa água para tudo.” Segundo a mãe, a água começa saindo muito escura e vai clareando conforme o tempo com a torneira aberta. “Vai ficando transparente depois de um tempo. Mas se der um tempinho e voltar na torneira, sai suja de novo.”

Vanessa revela temer algum tipo de risco à saúde. “Não sabemos o que realmente está acontecendo, se essa água está passando pelo tratamento como deveria ou por que motivo tem acontecido esse problema. Ficamos com medo de usar a água e termos algum problema de contaminação.” A moradora acrescenta ter feito “centenas de reclamações” no 115 (Cesama Atende). “Nos falam que vão passar a situação adiante, e nada mais acontece. Um verdadeiro descaso com nós usuários.”

Cesama envia caminhão-pipa à escola e faz coletas de água

Questionada sobre a situação da água em Torreões, a Cesama informou que equipes estiveram no distrito nesta segunda-feira e realizaram alguns procedimentos no sistema, como descargas na rede, para regularização do abastecimento. “Paralelamente a isso, foram realizadas coletas de água em pontos estratégicos para verificar os padrões do produto. Tanto na caixa de partida da Estação de Tratamento de Água (ETA) compacta de Torreões, quanto no ponto da Unidade Básica de Saúde (UBS) local, as amostras estão dentro dos padrões de potabilidade exigidos.”

Apesar do resultado encontrado, a Companhia de Saneamento Municipal pondera que outros pontos ainda estão sendo avaliados. “A Cesama segue monitorando o sistema e fazendo os ajustes necessários até que o abastecimento esteja completamente normalizado.”

Sobre os transtornos enfrentados por alunos e funcionários da Escola Municipal Dom Justino José de Sant’anna, que precisou suspender parcialmente as aulas devido à qualidade da água, a Cesama assegurou que ainda nesta segunda foi enviado um caminhão-pipa para fornecimento de água na instituição de ensino.

*estagiária sob a supervisão da editora Fabíola Costa

  • LEIA MAIS notícias sobre Juiz de Fora aqui

 

O post Água escura afeta rotina e preocupa moradores em Torreões apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.