BCE: vice-presidente mostra otimismo sobre corte de juros

BCE não reagirá a aumentos da inflação com exagero
Foto: Divulgação/BCE

O vice-presidente do BCE (Banco Central Europeu), Luis de Guindos, afirmou que há motivos para otimismo quanto à continuidade da atual fase de cortes de juros. A declaração foi feita durante uma entrevista que será publicada na edição de sábado do jornal austríaco Die Presse.

O BCE cortou as taxas de juros pela sétima vez em um ano, em abril, e alertou que o crescimento econômico pode ser impactado pelas tarifas dos EUA — o que reforça as apostas em mais flexibilizações nos próximos meses.

“Depende de como a inflação evolui. Mas podemos ser otimistas aqui”, disse de Guindos, segundo o Investing. A fala foi uma resposta a um questionamento sobre quanto tempo o ciclo de cortes nas taxas de juros deve durar.

“De acordo com nossas últimas previsões, a inflação estará muito próxima da nossa meta de 2% a partir do final do ano”, acrescentou o vice-presidente.

BCE: economia da zona do euro enfrentará futuro sombrio

A guerra tarifária iniciada pelos EUA deve matar a recuperação incipiente da zona do euro, conforme alerta feito por dois formuladores de política monetária do BCE (Banco Central Europeu) nesta segunda-feira (28).

Eles reforçaram que o bloco está sofrendo as consequências das tarifas, da incerteza e da perda de confiança.

O crescimento da economia da zona do euro deve ter sido de modestos 0,2% no primeiro trimestre. Já no plano de fundo, há tempos os formuladores de política monetária do BCE têm previsto uma recuperação, porém, esse cenário é visto como em suspensão no momento, com riscos de resultados mais negativos.

“Os riscos se intensificaram em meio à incerteza excepcional, em grande parte relacionada ao comércio”, disse o vice-presidente do BCE, Luis de Guindos, a legisladores europeus em uma audiência.

Além disso, o executivo afirmou que agora os exportadores estão enfrentando novas barreiras, e os investimentos empresariais devem sentir o peso da incerteza, enquanto os consumidores também podem ficar mais cautelosos.

O post BCE: vice-presidente mostra otimismo sobre corte de juros apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.