
A Amazon superou as expectativas do mercado ao registrar um lucro líquido de 17,1 bilhões de dólares no primeiro trimestre de 2025, alta de 64,4% em relação ao ganho de 10,4 bilhões de dólares reportado no mesmo período do ano anterior. O lucro por ação diluído foi de 1,59 dólar, acima da projeção de analistas de Wall Street, que estimavam 1,37 dólar — e superior ao resultado de 0,98 dólar registrado no primeiro trimestre de 2024.
O lucro operacional também apresentou avanço, passando de 15,3 bilhões para 18,4 bilhões de dólares. Já a receita líquida da companhia entre janeiro e março totalizou 155,7 bilhões de dólares, crescimento de 9% na comparação anual. O número ficou levemente acima da estimativa dos analistas, que previam 155,2 bilhões de dólares.
As vendas na América do Norte, principal mercado da empresa, cresceram 8% e alcançaram 92,9 bilhões de dólares. No mercado internacional, o crescimento foi de 5%, com receita de 33,5 bilhões de dólares.
Companhia é uma Big Tech
A Amazon Web Services (AWS), braço de computação em nuvem da companhia, foi um dos principais destaques do trimestre. A divisão apresentou crescimento de 17% na receita, somando 29,3 bilhões de dólares. A AWS tem sido uma das maiores geradoras de lucro da empresa, sustentando investimentos em novas tecnologias e iniciativas estratégicas.
“Estamos satisfeitos com o início de 2025, especialmente com o nosso ritmo de inovação e o progresso contínuo em melhorar a experiência dos clientes”, afirmou Andy Jassy, presidente e CEO da Amazon, em comunicado.
Jassy destacou avanços como a Alexa+, nova geração do assistente virtual, mais inteligente e capaz de tomar ações de forma autônoma pelos usuários; recordes de velocidade nas entregas para membros Prime; o lançamento dos chips Trainium2, voltados a treinamentos de modelos de inteligência artificial; e a ampliação do Amazon Bedrock, que facilita o uso de IA generativa na nuvem. O executivo também celebrou o lançamento bem-sucedido dos primeiros satélites do Projeto Kuiper, que pretende levar banda larga a áreas remotas do planeta.
“Nossa missão de facilitar a vida das pessoas continua se traduzindo em soluções concretas e melhorias diárias para os clientes”, concluiu Jassy.
(Com Agências Internacionais).
O post Amazon tem lucro de US$ 17,1 bilhões no 1º trimestre, alta de 64% apareceu primeiro em Capitalist.