O ChatGPT, da OpenAI, recebeu nesta segunda-feira (28) melhorias que prometem transformar a experiência de compras online, com recursos que tornam a pesquisa de produtos mais prática, visual e atualizada.
A partir de agora, usuários que utilizam o ChatGPT para buscar produtos ganharão acesso a informações como preços, imagens e avaliações de forma organizada e fácil de entender. Antes dessas mudanças, o chatbot já era usado para pesquisas, mas não exibia valores atualizados ou imagens dos produtos, o que limitava a experiência de compras.

Leia mais:
- DeepSeek R2: novo modelo de IA pode ter custo 97% menor e uso de hardware da Huawei
- Próximo chip Exynos da Samsung usará IA da Meta
- YouTube testa sua própria versão de resumos com IA para vídeos
Cartões de produtos com imagens e avaliações
Segundo Adam Fry, líder de produto de busca do ChatGPT, o novo formato introduz cartões de produtos que mostram imagem, preço e classificação por estrelas. Em uma demonstração, uma busca por “melhores máquinas de espresso abaixo de 200 dólares” gerou três recomendações com detalhes visuais e textuais.
Ao clicar em um cartão, o usuário vê uma barra lateral semelhante ao Google Shopping, com informações adicionais, como locais de venda e resumos de avaliações de sites como Amazon, Best Buy e Reddit. Há também a opção de “Perguntar sobre isso”, permitindo fazer perguntas específicas sobre o produto.
Resultados orgânicos, sem anúncios
Fry afirmou que as recomendações de produtos são orgânicas, ou seja, não há anúncios pagos nem patrocínios influenciando os resultados. A OpenAI firmou parcerias para garantir que os preços exibidos estejam atualizados, embora a empresa não tenha revelado quem são esses parceiros.
Empresa de tecnologia quer construir uma cidade Data Center no Rio Grande do Sul
Mesmo com o aprimoramento, é importante que os usuários verifiquem as informações, especialmente para produtos que ainda não foram lançados, como o Nintendo Switch 2. Durante testes, o ChatGPT citou lojas e preços imprecisos, demonstrando que a tecnologia ainda exige atenção do consumidor.
Lançamento para todos os usuários
As atualizações começam a ser disponibilizadas hoje para todos os públicos: usuários dos planos Plus, Pro, gratuitos e até quem usa o ChatGPT sem login. A melhoria no sistema de buscas é parte de uma expansão contínua, que também inclui novas citações aprimoradas, sugestões de pesquisas em alta e recursos de preenchimento automático.

Popularidade em crescimento
Desde que a OpenAI lançou a função de busca no ChatGPT em outubro, o número de consultas vem crescendo de forma impressionante. Segundo Fry, apenas na última semana foram registrados 1 bilhão de buscas no sistema, o que reforça a importância de tornar a experiência ainda mais eficiente para diferentes tipos de uso, incluindo as compras online.
Ferramenta Deep Research da OpenAI agora pode ser usada por contas gratuitas do ChatGPT
A aposta da OpenAI é que, ao reunir informações visuais, preços e análises em uma única interface, o ChatGPT se torne uma alternativa viável a mecanismos tradicionais de busca, especialmente para quem procura agilidade e conveniência no momento de escolher produtos.

leve demais
Notebook ARM portátil e com MUITA bateria: testei o Zenbook A14
Fonte: OpenAI