
Em 2023, uma cena inusitada surpreendeu um casal do distrito de Mallet, no Paraná. Severo e Maria Wolaniuk, moradores da zona rural de Rio Claro do Sul, se depararam com laranjas enormes crescendo no quintal de casa — algumas chegando a pesar impressionantes 2,160 quilos.
Naquela época, a planta completava doze anos desde que começou a ser cultivada. Tudo teve início quando o filho do casal presenteou os pais com uma semente. Inicialmente, ela foi plantada em um vaso e, à medida que crescia, foi transferida para o solo. Após anos sem florir, a árvore finalmente deu sinais de vida.
Um fruto raro, resultado da paciência

Maria conta que, durante os primeiros oito anos, a planta sequer florescia. Depois, passou três anos florindo, mas sem frutificar. “Até os oito anos ela não florescia, depois por três anos ela floresceu e neste ano ela segurou a flor e produziu 2,160 kg”, relatou à época.
O fenômeno chamou atenção não só pelo tamanho da fruta, mas pela raridade da espécie. Segundo a agrônoma Maria Paulina Salles, em entrevista ao G1, a fruta gigante colhida pelos Wolaniuk é uma laranja-cidra. Apesar de não ser comum no Paraná — nem em outras regiões do país —, ela é bastante usada como porta-enxerto.
De acordo com Salles, o sabor da laranja cidra é bastante ácido, e a fruta é rica em pectina — substância bastante usada na fabricação de geleias. Por essas características, ela é considerada um “citrus verdadeiro”, mas seu consumo in natura não é tão comum.
Por que algumas laranjas e outras frutas crescem tanto?
Frutas gigantes não são exatamente comuns, mas podem surgir por uma combinação de fatores. Genética, condições ambientais, qualidade do solo e ausência de podas são alguns dos elementos que favorecem esse crescimento fora do padrão.
No caso da laranja cidra, o fato de ser uma fruta usada como base para enxertos ajuda a explicar sua estrutura robusta. Além disso, árvores cultivadas sem intervenção humana direta, como podas frequentes, tendem a concentrar energia em menos frutos — o que também pode influenciar no tamanho final.
Abóboras, melancias e até limões já surpreenderam com pesos fora do comum, muitas vezes em concursos agrícolas ou plantações domésticas. Esses casos, embora isolados, revelam o potencial impressionante da natureza quando tempo, clima e cuidados se alinham em perfeita sintonia.
*Com informações de G1
O post Laranja gigante cresce após 8 anos sem flores — e pesa mais de 2 kg! apareceu primeiro em Capitalist.