Procon-SP multa Nestlé em R$ 13 mi por propaganda enganosa

Fonte: Reprodução/Nestlé

O Procon ( Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) do estado de São Paulo multou a multinacional Nestlé em R$13 milhões de reais por propaganda enganosa.  A companhia notificada nesta quarta-feira ainda pode recorrer da infração.

Segundo o órgão regulatório, a empresa veiculava no mercado, produtos que não continham ingredientes anunciados na embalagem. O fato é caracterizado como irregular segundo o CDC (Código de Defesa do Consumidor).

A incoerência foi observada na embalagem dos biscoitos Nefit Aveia e Mel e Nesfit Leite e Mel, além do Nesfit Cookie Cacau, Aveia e Mel. Segundo o órgão, nenhum dos produtos continha mel e induziu o consumidor ao erro.

O produto alega ter  mistura de creme de leite, cuja composição é mistura de UHT de creme de leite e soro de leite, com destaque na rotulagem frontal da marca “Nestlé Creme de Leite”, também foi incluída no pacote de autuações feitas pelo órgão de defesa.

A Nestlé ainda pode recorrer da multa, calculada de acordo com o artigo 56 do Código de Defesa do Consumidor.

Embate entre Procon e Nestlé já ocorre há anos

Não é a primeira vez que o Procon multa à Nestlé por infração aos direitos do consumidor no Brasil. Em 2021, a reguladora recebeu uma denúncia feita pelo Idec (Instituto Brasilerio de Defesa do Consumidor) sobre publicidade enganosa em diversos produtos da linha Nesfit.

A empresa foi notificada oficialmente em 2022. A linha de biscoitos Nesfit são veiculados como uma alternativa mais saudável e contam com menos açúcares e com a presença de cereais integrais

Ferrero escapa da alta do cacau e consolida venda nas Páscoa

“O Cacau é importante, mas apenas um dos nossos ingredientes”, afirmou o diretor  de assuntos corporativos da Ferrero para a América do Sul, Fernando Careli. A empresa italiana tem driblado a alta dos preços da commodity no período da Páscoa. 

Segundo Careli, o diferencial do ponto de vista empresarial está em buscar eficiência em toda a sua cadeia, desde a produção até a logística. “Equilibrar os custos e garantir que o consumidor continue tendo acesso aos nossos produtos sem arcar com aumentos proporcionais aos das matérias primas”, comentou. 

 A empresa chega à Páscoa brasileira com a estratégia de  apostar na categoria  de presenteáveis. Os produtos vão desde caixas com quatro bombons e preços mais acessíveis até ovos de maior valor.

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