
O desenvolvedor Isaac Marovitz, responsável pelo aplicativo Whisky (que permite rodar gratuitamente jogos e apps desenvolvidos para Windows no macOS), anunciou recentemente que o software não será mais atualizado.
Em publicação no site de documentação oficial do Whisky, ele justificou a decisão citando a dificuldade para conciliar o desenvolvimento do app com os estudos, bem como a possibilidade de o software prejudicar o Wine para macOS.
Posts relacionados
- CrossOver 25 promete rodar jogos do Windows com mais fluidez no macOS
- CrossOver 24 chega com suporte a mais jogos, Wine 9.0 e mais
- Saiba como a Apple quer alavancar de vez os jogos em Macs
O Wine é a biblioteca usada para traduzir as APIs 1 do Windows e permitir o funcionamento dos apps desenvolvidos para o sistema em outros SOs — tecnologia usada pelo Whisky para permitir a execução dos games.
Como o Whisky pouco contribui com o Wine, Marovitz acredita que fornecer um app gratuitamente acaba sendo uma injustiça com a CodeWeavers (dona do CrossOver), a qual ele vê como o responsável pela presença do Wine no macOS.
Este não é um comércio justo, e continuar esse relacionamento parasitário pode facilmente prejudicar a lucratividade contínua da CrossOver e a existência do Wine no Mac como um todo.
Afirmando não ter qualquer acordo com a CodeWeavers, Isaac sugere aos usuários do Whisky a compra do Crossover, que funciona sob um modelo de compra única — geralmente mais atrativo que o de assinaturas.
via Ars Technica