Café com BPM: bolsas caem com pressão de Trump sobre o Fed 

Foto: Freepik

Os mercados globais começaram a semana em queda acentuada, afetando também os ativos brasileiros listados em Nova York. Como a B3 permaneceu fechada na segunda-feira por conta do feriado, espera-se um ajuste relevante na abertura desta terça-feira.

O cenário internacional segue conturbado, com novas críticas de Donald Trump ao presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, reacendendo preocupações sobre a autonomia da autoridade monetária americana.

As tensões em torno da política tarifária dos EUA levantam dúvidas sobre a força do dólar como reserva de valor e sobre a segurança dos Treasuries como refúgio de risco.

As críticas de Trump ganharam força após Powell declarar, durante evento em Chicago, que as tarifas impostas pelo governo podem desacelerar a economia americana, mesmo sem necessariamente empurrá-la para uma recessão, além de pressionarem os preços.

A sinalização de que o Fed pretende manter os juros entre 4,25% e 4,50% enquanto avalia os efeitos dessas políticas desagradou aos mercados e irritou o presidente americano, que aumentou o tom contra Powell, chamando-o de “Sr. Tarde Demais” e “grande perdedor” em suas redes sociais.

Powell, por sua vez, reforçou que o Fed precisa analisar com mais clareza qual dos dois mandatos – controle da inflação ou estímulo ao emprego – será prioridade nos próximos meses. Ele não apenas descartou cortes iminentes nas taxas, como também admitiu que os juros podem subir caso os dados justifiquem.

A agenda econômica dos próximos dias está carregada: serão divulgados dados sobre a atividade global, expectativas inflacionárias, confiança do consumidor nos EUA, além do Livro Bege e falas de dirigentes do Fed.

Mercado fica de olho em dados e balanços

Na temporada de balanços, destaque para a Tesla, que reporta seus resultados nesta noite, e para a Alphabet, que divulga na quinta-feira.

No Brasil, Vale e Usiminas também abrem os trabalhos da temporada de resultados da B3 na quinta-feira. No campo dos indicadores, o principal destaque nacional será a prévia da inflação oficial, o IPCA-15.

EUA

Na manhã desta terça-feira (22), os índices futuros dos EUA apresentam leve recuperação após as perdas da véspera, refletindo o alívio temporário em meio às incertezas políticas e econômicas.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: +0,80%

S&P 500 Futuro: +0,87%

Nasdaq Futuro: +0,89% 

Bolsas asiáticas

Na Ásia, as bolsas fecharam de forma mista, ainda sob influência das críticas de Trump ao Fed, o que tem abalado a confiança global nos ativos americanos.

Shanghai SE (China), +0,25%

Nikkei (Japão): -0,17%

Hang Seng Index (Hong Kong): +0,78%

Kospi (Coreia do Sul): -0,07%

ASX 200 (Austrália): -0,03%

Bolsas europeias

Na Europa, os mercados operam no vermelho, pressionados pelo agravamento das tensões comerciais internacionais. Pequim sinalizou que poderá retaliar países que sigam as diretrizes de Washington no sentido de isolar economicamente a China.

Apesar da ausência de divulgações econômicas relevantes no continente nesta terça, os investidores acompanham com atenção as reuniões de primavera do FMI e do Banco Mundial em Washington.

Espera-se que os efeitos do protecionismo americano e os riscos do atual ambiente geopolítico dominem as discussões.

STOXX 600: -0,60%

DAX (Alemanha): -0,39%

FTSE 100 (Reino Unido): +0,17%

CAC 40 (França): -0,73%

FTSE MIB (Itália): -0,70%

Agenda do dia

Indicadores

▪️ 08h25 – BC: Boletim Focus

▪️ 11h00 – EUA/Fed deRichmond: Atividade industrial e serviços de abril

▪️ 11h00 – Zona do euro: Confiança do consumidor em abril

Eventos

▪️ 10h00 – Galípolo participa de audiência pública na CAE do Senado

▪️ 10h00 – EUA/Fed: Phillip Jefferson discursa

▪️ 10h30 – EUA/Fed: Patrick Harker fala

Balanços

▪️ NY/depois do fechamento: Tesla

▪️ Brasil/depois do fechamento: Agrogalaxy

O post Café com BPM: bolsas caem com pressão de Trump sobre o Fed  apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.