
Uma nova possibilidade surge para os trabalhadores brasileiros em busca de crédito. A Carteira de Trabalho Digital pode ser utilizada para solicitar empréstimos, oferecendo condições mais vantajosas em comparação aos bancos tradicionais, um avanço anunciado pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Com a implementação de tal tecnologia, o processo de empréstimo torna-se mais acessível. A principal inovação é o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como garantia, o que facilita a aprovação do crédito. O trabalhador consegue, assim, fazer tudo sem sair de casa, apenas por meio de um aplicativo.
Carteira de Trabalho Digital proporciona mais uma facilidade para quem precisa de crédito – Imagem: Shutterstock
Carteira de Trabalho Digital facilita obtenção de crédito
A nova linha de crédito é inspirada no modelo consignado do INSS, conhecido pelas baixas taxas de juros. Com a proposta, até 47 milhões de trabalhadores poderão se beneficiar, inclusive empregados domésticos e microempreendedores individuais (MEIs).
Para isso, o trabalhador acessa o aplicativo da Carteira de Trabalho, compartilha dados do eSocial e recebe ofertas personalizadas de bancos. É possível comprometer até 35% do salário, o que garante parcelas que caibam no orçamento.
Os descontos são feitos diretamente da folha de pagamento, oferecendo comodidade ao trabalhador. Para uma aprovação mais fácil, 10% do saldo do FGTS pode ser empregado como garantia, o que proporciona mais segurança às instituições financeiras.
Veja como fazer a solicitação de empréstimo:
- Baixe o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital;
- Faça login com a conta Gov.br;
- Acesse a opção “Crédito do Trabalhador”;
- Clique em “Ir para empréstimo” e, depois, em “Faça uma simulação”;
- Digite o valor e o número de parcelas desejadas;
- Confira a simulação inicial e compartilhe os dados com os bancos;
- Aguarde as propostas em até 24 horas e contrate a ideal para você.
Além disso, a partir de 25 de abril, os trabalhadores com um empréstimo consignado contratado podem transferi-lo para o novo modelo. Em 6 de junho, será possível mudar de banco, o que amplia as opções de negociação.
O post Agora também dá para pedir empréstimo pela Carteira de Trabalho Digital apareceu primeiro em Capitalist.